F1: Bortoleto ganha posições e termina em 11º Sprint do GP dos Estados Unidos

Gabriel Bortoleto terminou 11ª colocação na corrida Sprint do GP dos Estados Unidos da Fórmula 1. Neste sábado (18), o piloto se aproveitou do caos da largada para conseguir algumas posições e ainda uma penalização a Oliver Bearman.

A corrida de Gabriel teria de ser de recuperação, já que na classificação da sexta-feira, sem conseguir dar uma volta cronometrada, alinhou apenas na 20ª, e última, posição.

O calor voltava a marcar presença no Circuito das Américas, com o sol brilhando. No termômetro, a temperatura de 33ºC, enquanto o asfalto já chegava a 40ºC e a umidade estava em 57%.

Gabriel Bortoleto (BRA) Sauber C45.
Foto: XPB Images

Assim que as luzes se apagaram, o verdadeiro caos na primeira curva. As duas McLaren e Nico Hülkenberg, que largou na quarta posição, acabaram se encontrando e se batendo, com Lando Norris e Oscar Piastri abandonando e o alemão tentando se manter na prova. Fernando Alonso também abandonou.

Pouco depois, o safety-car se fez necessário na pista. Quem aproveitou toda a confusão foi Bortoleto, que conseguiu subir sete posições e aparecia na 13ª colocação.

Na quarta volta com o carro de segurança na pista, o titular da Sauber comentou no rádio como ainda havia muitos pedaços de carro espalhados pelo traçado.

Relargada autorizada e os pilotos logo começaram a acelerar. No sétimo giro, a asa móvel foi liberada para uso e Bortoleto, o 13º, estava a 0s5 de Esteban Ocon, o 12º.

Enquanto tentava buscar o francês da Haas, o engenheiro do brasileiro veio ao rádio para pedir para que o piloto tomasse cuidado com as zebras, especialmente na curva 11 do circuito.

Faltando três voltas para a bandeira quadriculada, Bortoleto havia sido ultrapassado por Lance Stroll e agora estava na 14ª colocação. Entretanto, à sua frente, o canadense e Ocon se encontraram e Gabriel subiu mais duas posições.

Nisso, o safety-car precisou mais uma vez e sem a corrida ser recomeçada, o titular da Sauber terminou na 12ª colocação. Entretanto, uma penalização a Oliver Bearman promoveu o brasileiro a 11º.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.