Gabriel Bortoleto teve um terceiro treino livre positivo no GP da Espanha da Fórmula 1. Neste início de sábado (31), o piloto ficou na borda do top-10 e encerrou na 11ª colocação com 1min13s722.
Assim como os TL da sexta-feira, o tempo estava limpo e quente no circuito espanhol. Com sol brilhando, o termômetro marcava 30ºC e o asfalto chegava a 45ºC, com umidade a 39%.
Após o pitlane ter sido aberto em Barcelona, poucos pilotos, de fato, deixaram suas garagens. Gabriel, junto com Franco Colapinto, Lance Stroll e Fernando Alonso, deu uma volta de reconhecimento, mas logo voltou sem tempo feito.
Então, com mais de 15 minutos já terem rodado no relógio, os primeiros tempos começavam a aparecer na tabela. Yuki Stunoda se colocou em primeiro com 1min14s851, enquanto Bortoleto era o terceiro com 1min15s224 com pneu médio.
Ainda no início da sessão, seu engenheiro veio ao rádio perguntar como o competidor se sentia com o carro, e ouviu de resposta que, em um primeiro momento, estava bom e com estabilidade nas curvas.
As coisas vinham um pouco lentas na última sessão antes da classificação na Espanha. Apenas Kimi Antonelli não havia feito uma volta cronometrada e o brasileiro da Sauber era 18º, a 1s828 de George Russell, primeiro colocado.
Neste ponto do treino, já passado metade da atividade em Barcelona, a grande maioria dos pilotos estava nos boxes. Bortoleto estava entre eles, já tendo feito três pit-stops e completado 11 voltas, ainda calçando o composto amarelo.
Então, calçando o pneu macio, Bortoleto conseguiu dar uma volta voadora para se colocar na quarta colocação com 1min13s722, estando a apenas 0s3 de Max Verstappen, o primeiro. Nico Hülkenberg está logo atrás em quinto.
Treino encerrado em Barcelona e Bortoleto ficou quase dentro do top-10, na 11ª colocação e a menos de 0s1 de Liam Lawson, que foi décimo. Hülkenberg foi 12º.