F1: Bortoleto explica erro na primeira volta e celebra prova concluída em Xangai

Gabriel Bortoleto completou pela primeira vez uma corrida na Fórmula 1, neste domingo (23), ao cruzar a linha de chegada do GP da China na 17ª colocação. O piloto da Sauber enfrentou dificuldades logo na primeira volta, quando acabou rodando sozinho ao tentar ultrapassar Oliver Bearman, mas conseguiu se recuperar e levar o carro até o fim da prova disputada em Xangai.

Depois do abandono na estreia, na Austrália, o resultado deste fim de semana representou um passo importante na trajetória do brasileiro na F1, mesmo que ainda distante da zona de pontuação. Após a corrida, Bortoleto explicou em detalhes o que aconteceu na manobra que resultou em sua rodada.

Horas depois da corrida, com as desclassificações de Charles Leclerc e Pierre Gasly por falha em atingir o peso mínimo de seus carros e de Lewis Hamilton por desgaste excessivo da prancha, Bortoleto foi promovido para a 14ª posição.

“Primeiro fui passar o Bearman, sabia que ele estava de pneus duros. Eu sabia que era importante passar qualquer um que estava com pneu duro no começo da corrida pra tentar ganhar posição de pista, essa era nossa estratégia”, contou o piloto.

A tentativa de ultrapassagem, no entanto, não saiu como o planejado. “A verdade foi bem simples. Eu fui tentar passar ele e ele fez jogo duro, normal, como qualquer piloto faria. E aí eu fui para o lado sujo da pista, fui indo um pouco mais, quando eu tentei voltar traserei, ele estava do meu lado, tentei frear e rodei”, explicou.

Bortoleto reconheceu que o erro custou caro, mas destacou que a situação foi causada pelas condições da pista no momento da disputa. “Luta de primeira volta, infelizmente foi um erro, não tinha muito o que fazer. Eu não esperava ficar tão traseiro depois de pegar aquela sujeira na pista.”

Após a rodada, o brasileiro seguiu isolado durante boa parte da corrida, mas conseguiu recuperar ritmo e se aproximar de seu companheiro de equipe, Nico Hülkenberg. Bortoleto ainda se beneficiou de dois abandonos e finalizou a prova na 17ª colocação, uma volta atrás do vencedor Oscar Piastri.

Apesar das dificuldades, o saldo do fim de semana foi positivo para o piloto de 19 anos. Com o carro ainda limitado em ritmo de corrida, o principal objetivo era acumular quilometragem, experiência e cruzar a bandeira quadriculada — e isso foi alcançado.

A Fórmula 1 volta às pistas daqui duas semanas, entre os dias 4 e 6 de abril, com o Grande Prêmio do Japão, em Suzuka, a terceira etapa da temporada 2025. Será mais uma oportunidade para Gabriel Bortoleto seguir sua adaptação à elite do automobilismo mundial.

🎥 Vídeos mais recente