Lewis Hamilton foi desclassificado e perdeu seu resultado no GP da China da Fórmula 1. Neste domingo (23), a direção de prova aplicou a sanção em cima do sete vezes campeão mundial por desgaste excessivo da prancha, mesmo motivo de sua desclassificação no GP dos Estados Unidos de 2023.
O final de semana do britânico começo estelar em Xangai. Após uma pole convertida em vitória na corrida Sprint do sábado, encontrou uma prova mais desafiadora no domingo – ainda na volta 1, se envolveu em um toque com o companheiro Charles Leclerc e, no final, cruzou a linha de chegada em sexto.
Entretanto, após a disputa, um documento do delegado técnico indicou que, quando o bloco de deslizamento foi checado após a bandeira quadriculada, a parte mais traseira estava abaixo da espessura mínima de 9 mm exigida e, portanto, o assunto foi encaminhado aos comissários.
Na sequência, o hepta e um representante da Ferrari foram solicitados a se reportarem aos fiscais e, após toda a audição, foi anunciado que o britânico foi desclassificado do resultado da prova na China.
O resultado vem como um pesadelo para a escuderia de Maranello, afinal, Charles Leclerc também foi desclassificado da corrida por estar com o carro abaixo do peso mínimo regulamentado – estava 799kg, 1kg a menos.