A AlphaTauri acredita que pode ser forte no GP do Japão de Fórmula 1, depois de ter introduzido algumas atualizações em Singapura, que devem funcionar melhor no circuito de Suzuka, conforme acreditam os pilotos Yuki Tsunoda e Liam Lawson, que continua substituindo o lesionado Daniel Ricciardo.
Jonathan Eddolls, engenheiro-chefe de corrida: “Foi uma reviravolta rápida entre os eventos, mas as boas-vindas que recebemos dos fãs japoneses em apoio aos nossos pilotos foram fantásticas e deram a todos na equipe um impulso bem merecido! O foco do dia foi continuar a aprender sobre o novo pacote que introduzimos em Singapura, mas dessa vez numa pista mais típica, que privilegia um carro com boa carga geral e eficiência. No TL1, começamos com um ancinho instalado no carro de Yuki e depois testamos a remoção de algumas palhetas dos espelhos do carro de Liam. O pacote continua se comportando conforme o esperado e trouxe um avanço no desempenho. Cada piloto recebeu dois jogos extras de pneus de desenvolvimento, que pudemos usar quando quisermos, então foi um programa de sexta-feira movimentado, com muitos pneus novos! Yuki estava lutando mais em alta velocidade e Liam em baixa velocidade no TL1, então ambos os carros tiveram alterações na configuração para o TL2 para resolver esses problemas. O equilíbrio melhorou em ambos os carros, mas ainda não estávamos completamente satisfeitos e parece que o setor 1 será o nosso foco principal para amanhã. A degradação dos pneus é muito alta nessa pista e rapidamente ficamos limitados termicamente. Na preparação para domingo, teremos que investigar técnicas de gestão adicionais, para ajudar a fazer com que as durações previstas dos pneus funcionem”, concluiu.
Lawson: “Singapura e Suzuka são circuitos muito diferentes, por isso é complicado dizer muito sobre as atualizações nessa fase. Como eu disse antes do início do fim de semana, leva um pouco de tempo para realmente maximizar a mudança e continuamos aprendendo onde podemos melhorar. O TL2 não foi tão forte como esta manhã, por isso tem sido um pouco complicado até agora, mas não sabemos exatamente o que as outras equipes estão fazendo. Acho que ajuda conhecer a pista da Super Fórmula, principalmente neste início de fim de semana, porque podemos dedicar mais tempo ao desempenho do carro. É um circuito mais tradicional, e embora tenha sido um dia complicado, ainda temos o TL3 amanhã de manhã”, acrescentou.
Tsunoda: “Sentimos os efeitos das atualizações que trouxemos para Singapura, mas até agora não temos sido tão competitivos como gostaríamos, por isso temos de analisar os dados. Sinto que há margem para melhorias, por isso faremos algumas análises esta noite. Estou ansioso pela classificação amanhã, porque é o tempo mais rápido do fim de semana, e especialmente em Suzuka, você sente o verdadeiro desempenho da Fórmula 1. Vou aproveitar, espero chegar ao Q3 e deixar os fãs felizes”, encerrou o piloto japonês.