Fernando Alonso tem deixado claro dentro da Aston Martin que seu olhar está voltado para o futuro, mais precisamente para 2026. Segundo o chefe da equipe, Andy Cowell, o espanhol de 42 anos vem cobrando rigorosamente que nada atrapalhe os planos do time para o novo regulamento técnico da Fórmula 1, que entra em vigor na próxima temporada.
“Cada vez que converso com Fernando sobre o carro deste ano, ele me olha com aquele olhar determinado, como quem pergunta: ‘Você não está comprometendo o carro do próximo ano, está?’,” afirmou Cowell a jornalistas. “E eu respondo: ‘Não, não, tudo está sendo feito pensando no ano que vem’.”
O bicampeão de F1, que tem apenas um nono lugar como melhor resultado na temporada 2025 até aqui, iniciará sua 23ª temporada na Fórmula 1 em 2026. Ainda assim, mostra o mesmo apetite por competitividade de sempre.
Cowell destacou que a equipe está totalmente dedicada à complexa transição para o novo ciclo técnico, que inclui mudanças no chassi, unidade de potência, transmissão, combustível e lubrificantes. Serão realizados ao menos três testes com o novo carro antes da estreia, prevista para o fim de janeiro.

“Além dos testes de pista, temos o desafio de passar de uma equipe cliente para uma equipe de fábrica, o que exige grandes programas de desenvolvimento de transmissão, hidráulica e suspensão”, explicou Cowell. “Também estamos trabalhando com a Honda para otimizar a unidade de potência de acordo com a arquitetura pensada por Adrian (Newey) para o carro de 2026”, acrescentou.
O dirigente reforçou o entusiasmo com o momento vivido pela equipe. “É um desafio enorme que os onze times terão. Mas é um bom problema estar tão ocupado. É um período super empolgante”, completou Cowell.