Já são 30 anos sem Ayrton Senna. Nesta quarta-feira, 1º de maio, o mundo do esporte a motor, especialmente o cenário brasileiro, relembra com dor o dia da morte do tricampeão brasileiro no fatídico GP de 1994 em Ímola.
Desde sua partida, o competidor sempre foi visto com grande respeito e, naturalmente, recebeu inúmeras homenagens. Portanto, reunimos aqui alguns pontos da cidade de São Paulo onde são possíveis fazer visitar para relembrar a memória de quem foi o piloto e prestar mais um tributo.
Autódromo de Interlagos: o primeiro item da lista parece ser até um tanto quanto óbvio, pois além de ser o principal autódromo brasileiro e que tem até mesmo o S do Senna, também foi palco da primeira vitória do piloto em sua terra natal. Mas o circuito entra como ponto de visita porque nos dias de hoje, exibe orgulhoso duas peças em homenagem ao piloto: o busto de alumínio polido e facetado feito pela sobrinha do competidor Lalalli, além do enorme e colorido mural pintado pelo Kobra e que tem 27 metros de altura e 10 de largura.
Mural Kobra na Consolação: Um prédio da Consolação com esquina com a Avenida Paulista, exibe orgulhoso mais uma arte feita por Eduardo Kobra. Inaugurada em 2015, a pintura traz uma imagem de Senna usando seu conhecido capacete de apenas três cores, mas que se tornou ícone e referência no automobilismo. Foi inaugurado em 2015 e tem 41 metros de altura e 17,5 metros de largura.
Praça Ayrton Senna do Brasil: Na Zona Sul de São Paulo, mais precisamente na Rua Curitiba, 290, Paraíso, existe uma praça que leva o nome do competidor. Em um local com mais de 15 mil m² de área verde, bem em seu centro há uma escultura chamada “Velocidade, alma e emoção”, com alusão ao tri e foi feita por Melinda Garcia em 1995, ano seguinte à morte do piloto, e tem 5 metros de comprimento por 2,5 metros de altura.
Mural Kobra na Lasar Segall: O artista Kobra também foi responsável por um terceiro mural que faz menção ao tricampeão. Em 2022, pintou ao lado da escola estadual Lasar Segall, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, uma enorme homenagem a Lewis Hamilton e a emocionante cena em que ‘veste’ a bandeira brasileira após vencer o GP de 2021. Acontece que na pintura, o sete vezes campeão mundial foi colocado segurando o tradicional capacete verde, azul e amarelo de Ayrton – inclusive, o titular da Mercedes esteve no local no dia do lançamento.
Túmulo Ayrton Senna: Esse é um ponto que muitos fãs e até mesmo equipes escolhem visitar especialmente quando estão na cidade para o GP de F1. Senna está enterrado no Cemitério do Morumby e se deseja visitar o local do sepultamento do piloto, assim que chegar ao local, é necessário avisar onde quer ir e, ao chegar, não é incomum encontrar fotos, homenagens, bandeiras do Brasil e inúmeros artigos ali deixados.
Ainda, em São Paulo, existem outros pontos que fazem homenagem ao tricampeão brasileiro como a estação de metrô Jardim São Paulo – Ayrton Senna, Complexo Viário Ayrton Senna, Rodovia Ayrton Senna.