Relembre o VW Fusca do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, que morreu nesta terça-feira (13) aos 89 anos, vítima de câncer, sempre se caracterizou pela simplicidade. E isso também era visto no carro em que teve ao longo da vida, seja enquanto ocupava o cargo máximo do país sul-americano, seja particularmente.

José Mujica
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Ao contrário de dezenas de líderes de países do mundo, Mujica, que ficou conhecido como “o presidente mais pobre do mundo”, não saía para as ruas em modelos de luxo, e tinha em sua garagem um VW Fusca, fabricado em 1987, do qual nunca se desfez, apesar de propostas para isso. O ex-presidente uruguaio via no modelo um símbolo de austeridade política.

Mujica ganhou de amigos o VW Fusca. O político chegou a receber propostas para vender o modelo: em 2014, um xeique ofereceu US$ 1 milhão pelo veículo azul, enquanto o ex-embaixador do México, Felipe Enríquez ofereceu dez caminhonetes com tração nas quatro rodas. Ambas as ofertas foram negadas.

“Sempre gostei de Fuscas. Com o passar dos anos, nos apaixonamos pelos Fuscas, até hoje. Na verdade, temos dois: um que já não anda e este, que usamos desde que somos presidentes, presente de amigos”, disse Mujica, durante seu programa de rádio na época, o Fala o Presidente, ainda em 2014.

O modelo não tem a origem de fabricação comprovada, mas o Fusca foi produzido no Brasil, entre 1959 e 1986, e de 1993 a 1996. O México também contou com a produção do veículo. O motor era de 1.600 cilindradas e gerava 67 cv de potência e 14 kgfm de torque. O modelo alcançava os 144 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em 17 segundos.

O VW Fusca, na versão de 1987, tinha 4,20 metros de comprimento, 1,54 m de largura e 1,48 m de altura. Chamava atenção no modelo o porta-malas, dianteiro, com capacidade para 150 litros. O câmbio era de quatro velocidades e o modelo, a gasolina, consumia 7 km/l na cidade e 9 km/l na estrada. O tanque de combustível tinha capacidade para 45 litros.

Mujica chegou a dar uma volta pela zona rural de Montevidéu, a capital uruguaia, com o atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2023, durante uma visita diplomática. Na época, fotos registraram o encontro, que tratou de política em geral. Os dois são do mesmo espectro político.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.