Copa do Mundo de Clubes reúne times ligados a indústria automotiva

Que fabricantes de carros usam competições esportivas para ficar em evidência, todos sabemos. Mas, e quando estas fabricantes se tornam parte do show, ainda que indiretamente? É um pouco do que vem ocorrendo na Copa do Mundo de Clubes, competição disputada nos Estados Unidos e que reúne alguns dos principais times de futebol do planeta.

Copa do Mundo de Clubes
Foto: divulgação/River Plate

Entre as 32 equipes que estão disputando o título de melhor do mundo, três deles são ligados a fabricantes de carros ou com dirigentes que tem essa ligação. São os casos do Urawa Red Diamonds, do Ulsan HD e da Juventus de Turim, que possuem relação com MItsubishi, Hyundai e Ferrari, respectivamente.

O Urawa não tem o “Red Diamonds” de seu nome por acaso. Isso faz menção aos três diamantes vermelhos que a Mitsubishi, proprietária do clube, tem em sua logomarca. O clube de Saitama surgiu em 1965 como Mitsubishi Motors FC, disputa a J-League, o Campeonato Japonês, e está na Copa do Mundo de Clubes graças ao título da Liga dos Campeões da Ásia de 2022.

Também da Ásia, mas da Coreia do Sul, vem o Ulsan HD, clube que está na competição mundial por ranking e que tem como proprietário a Hyundai, outra gigante do ramo automotivo. Fundado como Hyundai Horang-i em 1983, o time atua na K-League, o Campeonato Sul-Coreano, desde 1984, e é o atual campeão.

Já a Juventus dispensa apresentações. O clube italiano joga o Mundial por ranking e é um dos mais importantes do planeta. Fundado em 1897, o clube de Turim tem dois títulos da Liga dos Campeões e venceu a Série A do Campeonato Italiano em 36 oportunidades. O time tem como proprietário a família Agnelli, fundadora da FIAT e que tem em seu grupo empresarial a presidência da Ferrari e da Stellantis, conglomerado do setor automotivo.

As ambições das três equipes, contudo, são bem distintas. Os dois clubes asiáticos estrearam com derrota na Copa do Mundo de Clubes: o Urawa Red Diamonds perdeu por 3 a 1 para os argentinos do River Plate, enquanto o Ulsan HD foi derrotado pelo Mamelodi Sundows, atual campeão sul-africano, por 1 a 0. A Juventus inicia sua trajetória na competição nesta quarta-feira contra o Al-Ain, clube dos Emirados Árabes Unidos e atual bicampeão da Ásia.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.