Projetos da Vicar são destaque em evento de gala do automobilismo em Brasília

Brasília foi o cenário da tradicional noite de premiação dos melhores do ano no automobilismo brasileiro. O evento, que marcou a realização do 28º Capacete de Ouro e o 4º Troféu CBA, com o patrocínio do Banco BRB, condecorou os grandes nomes do Brasil nas pistas ao longo da temporada 2024 e aconteceu na noite da última segunda-feira (10), no Clube Naval.

O jornalista e apresentador Celso Miranda foi o responsável pela condução da cerimônia, que contou com a presença de muitos pilotos – entre eles, o tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet, e o tetracampeão da Stock Car, Paulo Gomes.

Dirigentes, jornalistas e autoridades também prestigiaram o encontro, como Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal; o CEO da Vicar, Lincoln Oliveira, e o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Giovanni Guerra, além do presidente do Banco BRB, Paulo Henrique Costa, homenageado como Incentivador do Automobilismo Brasileiro.

Os projetos implementados pela Vicar em suas categorias foram destacados no encontro como modelos de sucesso para o esporte. Entrevistado pelo mestre de cerimônias Celso Miranda, entre outros membros da imprensa, Lincoln Oliveira detalhou os projetos implantados a partir de 2021, quando o Grupo Veloci adquiriu o controle da Vicar, e enalteceu as iniciativas promovidas pela empresa para alavancar ainda mais o automobilismo brasileiro.

Para 2025, a Vicar anunciou um conjunto de premiações que ultrapassam o equivalente a R$ 9 milhões em insumos para serem utilizados pelos pilotos em campeonatos promovidos pela empresa.

“Atualmente, quatro dos cinco campeonatos brasileiros promovidos pela Vicar, incluindo a Stock Car, não têm mais vagas para competidores. Além disso, pela primeira vez no país foi implantado um ecossistema que inclui premiações recordes para os melhores pilotos, privilegiando o talento e criando um ecossistema que leva esses jovens promissores a progredir dentro da escala do automobilismo”, disse Oliveira.

“É um trabalho de todos nós, de todo o time: nosso staff, as federações, a Confederação, e tudo isso só pode resultar em um grande trabalho. É com muita seriedade e governança que vem o sucesso. E é por isso que vamos continuar a desenvolver o projeto que foi criado há quatro anos atrás e que está virando realidade dia a dia. Ainda há muito mais por vir”, salientou o executivo.

Lincoln Oliveira também enfatizou a importância do Banco BRB, o maior patrocinador do automobilismo brasileiro, como pilar fundamental para o desenvolvimento das categorias Vicar nos últimos anos.

“Sem o BRB, nada disso teria acontecido. Além da ajuda financeira, existe muita conversa com a governança do Paulo Henrique, que nos ajuda demais a fazer as coisas da forma correta, com desenvolvimento, responsabilidade, grandiosidade e um desafio. Agradecemos imensamente ao amigo e ao governador Ibaneis Rocha. Estou muito feliz”, complementou.

Com 420 troféus entregues, a quarta edição do Troféu CBA premiou os campeões e vices das categorias nacionais chanceladas pela entidade. Já o 28º Capacete de Ouro premiou 21 categorias, com os vencedores indicados após votação junto a mais de 60 especialistas em automobilismo e com curadoria da Revista Racing.

Premiado com o Capacete de Ouro na categoria Internacional em razão do seu título na FIA Fórmula 2 em 2024, Gabriel Bortoleto também foi homenageado durante o evento. O novo piloto brasileiro no Mundial de Fórmula 1 participou por meio de mensagem de vídeo, no qual falou ao lado de Mattia Binotto, chefe da equipe suíça Stake F1 Team Kick Sauber, que Gabriel representa e fará sua estreia no topo do automobilismo neste fim de semana, no GP da Austrália.