Pilotos experientes elogiam chegada dos jovens

Alguns dos mais experientes e competitivos pilotos da Stock Car consideram muito boa a chegada de mais jovens nesta temporada do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8.

No entanto, Ingo Hoffmann, 12 vezes campeão da categoria, Cacá Bueno, o vice-campeão de 2003, Guto Negrão, terceiro colocado, e o tricampeão Chico Serra garantem que existe muita distância entre a entrada destas promessas, boa parte saída de monopostos, e a conquista do título da mais competitiva categoria do automobilismo brasileiro.

“Tem cada vez mais gente boa na luta pelas vitórias e ano a ano o campeonato fica mais difícil e mais equilibrado, mas na minha opinião os favoritos são os mesmos. Essa garotada que chega com experiência internacional não pode achar que vai ser moleza não! O Stock é um carro difícil e requer adaptação para ser guiado”, disse Cacá Bueno, que nesta temporada está na Equipe Action Power, ao lado de Thiago Marques.

Depois de ter enfrentado um ano difícil, quando conquistou uma vitória somente na última prova de 2003, Chico Serra, campeão em 1999, 2000 e 2001, está empolgado com seu carro. Com cerca de 30 anos de experiência no automobilismo, Chico concorda com Cacá quanto à necessidade de adaptação dos pilotos mais novos à forma de pilotagem e a outros detalhes do Stock Car V8. Ele terá como companheiro de equipe o também jovem Popó Bueno, irmão de Cacá.

“Tem muita gente boa, nova e rápida chegando e que vem de categorias muito competitivas. Alguns estão em equipes boas, mas mesmo assim vão precisar de algum tempo de adaptação. Nesta etapa de abertura, pelo anel externo de Curitiba, os carros ficam bem nivelados e pode ser que algum deles apareça. Na minha opinião não existe um favorito neste ano. Eu quero ganhar no começo, no meio e no fim do campeonato”, disse o empolgado Chico (WB-Texaco).

Outro relacionado entre os favoritos para brigar pelo título de 2004 é Guto Negrão. Ele cita o crescimento de sua equipe na temporada passada como fundamental e diz que todos na Medley-A. Mattheis continuam a pensar alto. Direto como sempre, Guto faz uma análise sobre a chegada de pilotos como Vitor Meira, Airton Daré, ambos ex-IRL, Hoover Orsi, campeão da Fórmula 3 Sul-Americana em 1999, Henrique Favoretto, que continua a correr na Fórmula 3 Sul-Americana, Luis Carreira Jr., campeão da Stock Car V8 Light, entre outros.

“Claro que a molecada preocupa porque eles vêm cheios de vontade. O Meira se tiver um carro bom virá bem, não no começo, apesar de poder andar bem já em Curitiba, pois é pelo anel externo. Enquanto a Stock Car não tiver treino livre nem telemetria, fico à vontade para dizer que logo de cara eles não vão andar bem. Os favoritos são David, Cacá, Chico, Ingo, Losacco, eu o Neto e acho que o Alceu Feldmann também vai andar muito bem”, completou Guto.

Outro que espera um campeonato muito equilibrado e repleto de disputas é Ingo Hoffmann. Quarto colocado em 2003, o piloto tem o recorde de 12 títulos na Stock Car e o de vitórias em Curitiba. Ele ganhou oito vezes no autódromo da capital paranaense (Chico Serra tem sete primeiros lugares) e a última foi justamente na abertura de 2003.

“Na minha opinião os favoritos são os mesmos de sempre, David, Cacá, Guto, Losacco, Chico. Será um campeonato muito bom e, como sempre, bastante equilibrado”, completou o piloto da Filipaper Racing.

Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínios de Texaco, Repsol e Medley.