WEC: Ferrari da AF Corse de Kubica, Yifei e Hanson vence as 24 Horas de Le Mans

A Ferrari da AF Corse venceu neste domingo (15) as 24 Horas de Le Mans, mais importante prova de endurance do mundo e quarta etapa do WEC. O trio formado por Robert Kubica, Ye Yifei e Phil Hanson esteve sempre no grupo dos líderes, e tomou a liderança a partir da 20ª hora da corrida no circuito de La Sarthe, se aproveitando de um erro de Alessandro Pier Guidi, piloto da Ferrari número 51, e seguindo para a vitória com o polonês, ex-Fórmula 1, na pilotagem no sexto final de disputa.

Robert Kubica
Foto: Fabrizio Boldoni / DPPI

O resultado obtido pela AF Corse representa alguns ineditismos na prova francesa. É a primeira vitória de um piloto da Polônia, com Kubica, e de um competidor da China, com Yifei, em Le Mans. Além disso, na era WEC, será a primeira vez que uma equipe não oficial de fábrica sai com a vitória na corrida de 24 horas mais importante do planeta.

A segunda posição acabou nas mãos da Porsche Penske, que viu o carro número 6, com Kévin Estre, Matt Campbell e Laurens Vanthoor, que pela primeira vez no ano conseguiu desafiar a Ferrari na temporada do WEC, finalizando a disputa pouco mais de 12 segundos atrás dos vencedores. A Ferrari número 51, de Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi, que liderou a prova entre a 15ª e a 19ª hora, completou o pódio com a terceira posição.

A outra Ferrari oficial, de número 50, completou a disputa em quarto com Antonio Fuoco, Nicklas Nielsen e Miguel Molina, sendo seguidos pelo Cadillac número 12 do Team JOTA, time que contou com Alex Lynn, Norman Nato e Will Stevens. Kamui Kobayashi, Mike Conway e Nyck de Vries, com a Toyota, foram os sextos, enquanto o Porsche Penske de Mathieu Jaminet, Michael Christensen e Julien Andlauer terminou em sétimo.

O Cadillac da JOTA, com Sébastien Bourdais, Earl Bamber e Jenson Button fechou a disputa com a oitava posição, sendo seguidos pelo Porsche Penske do brasileiro Felipe Nasr, de Nick Tandy e Pascal Wehrlein. O top-10 ainda contou com a Alpine de Charles Milesi, Ferdinand Habsburg e Paul-Loup Chatin. O Cadillac da Whelen, que tinha Felipe Drugovich no time, abandonou com problemas.

Inter Europol
Foto: Charly López / DPPI

Na LMP2, categoria que não conta pontos para o WEC, a vitória ficou com a Inter Europol, equipe que contou com Tom Dillmann, Nick Yelloly e Jakub Smiechowski. A segunda colocação acabou nas mãos da VDS Panis, que teve Oliver Gray, Esteban Masson e Franck Perera. O pódio foi completado pela AO by TF, time que correu com Dane Cameron, Louis Deletraz e PJ Hyett.

Pietro Fittipaldi terminou em sétimo com a United Autosport ao lado de David Heinemeier-Hansson e Renger van der Zande. Daniel Schneider, também da United Autosport, foi o 11º ao lado de Ben Hanley e Oliver Jarvis.

Entre os competidores da classe LMGT3, a Porsche da Manthey, 1st Phorm levou a vitória com o trio formado por Ryan Hardwick, Richard Lietz e Riccardo Pera. A segunda posição acabou nas mãos da Vista AF Corse, equipe que correu com uma Ferrari com François Heriau, Simon Mann e Alessio Rovera, enquanto o Corvette da TF Sport, com Rui Andrade, Charlie Eastwood e Tom van Rompuy completaram o pódio.

Manthey
Foto: Fabrizio Boldoni / DPPI

Daniel Serra, que correu ao lado de Takeshi Kimura e Casper Stevenson com uma Ferrari na Kessel, fechou a disputa com a oitava posição, enquanto a Ferrari da Richard Mille AF Corse de Custódio Toledo, Riccardo Agostini e Lilou Wadoux ficou com a 11ª posição. O Aston Martin da Racing Spirit of Leman, de Dudu Barrichello, Valentin Hasse-Clot e Derek DeBoer, teve problemas, mas terminou em 13º. Já o BMW do Team WRT que tinha Augusto Farfus na pilotagem deixou a disputa após atropelar um coelho na madrugada.

A temporada 2025 do WEC terá sequência no dia 13 de julho com a disputa das 6 Horas de São Paulo, corrida marcada para o Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.