As 24 Horas de Le Mans do Mundial de Endurance seguem pegando fogo neste sábado (14). Após as primeiras 4h de prova, uma nova troca de liderança, com o Ferrari #50 assumindo a primeira colocação do pelotão geral.
Até o momento, já houve inúmeras trocas de liderança durante a corrida. O Cadillac #12 foi quem largou da pole-position, mas ainda na primeira volta, foi passado pela Porsche #5, que se tornou o novo primeiro colocado e se manteve durante a primeira parte do início da disputa.
Entretanto, com pouco mais 2h de corrida, uma nova briga pela ponta do pelotão. Antonio Fuoco a bordo do Ferrari #50 conseguiu dar o bote na Indianápolis para se tornar o novo primeiro da corrida, aparecendo na segunda colocação do pelotão desde a segunda rodada de paradas em Le Mans.
Acontece que essa ordem não iria se manter por muito tempo, afinal, na aproximação do final da quarta hora, apesar de o Peugeot #94 estar na primeira posição com Stoffel Vandoorne, a briga real pela liderança estava nas posições mais atrás entre o Ferrari #50 em segundo, Porsche Pesnke #6 em terceiro e Ferrari AF Corse #83 em quarto.
Enfim, quando Vandoorne foi aos boxes, quem tomou a ponta do pelotão geral foi Fuoco, que retomou a primeira colocação com a Ferrari #50. Vanthoor vinha em segundo com o Porsche #6, mas estava em uma briga bastante intensa com Kubica, do AF Corse #83 – inclusive, o titular da equipe alemã vinha mudando de linha de defesa. Pouco depois, Robert conseguiu assumir a segunda colocação.
Ao longo das últimas horas, inclusive, a Porsche adotou uma estratégia de inverter as posições de seus dois primeiros carros, fazendo Jamiet cair para terceiro e abrir caminho para o carro irmão #6.

Enquanto isso, subindo no pelotão, o Cadillac Whelen #311, que no momento é pilotado por Felipe Drugovich, aparece na sexta colocação e se coloca como o melhor carro da marca. Chegou a perder posição para Antonio Giovinazzi, mas mantém bom ritmo durante a corrida. Entre os Toyota, o #8 guiado por Brendon Hartley vem melhor posicionado em oitavo.
Na classe LMP2, o Inter Europol Competition #43 ainda mantém a primeira colocação da classe e sustenta uma vantagem de mais de 35s para o restante do pelotão da categoria. VDS Panis Racing #48 e Iron Lynx – Proton #9 completa o top-3.
Quanto isso, na LMGT3, quem sustenta a liderança da categoria é o Vista AF Corse #21, enquanto Valentino Rossi, guiando o BMW #46 da Team WRT, vem na segunda posição. Fechando o top-3 aparece o Manthey 1ST #92.
Em uma prova nem tão acidentada sem interrupções e ainda sem intervenção de safety-car, uma bandeira amarela se fez necessária com quase 20 minutos para o encerramento da quarta hora. O motivo foi um forte acidente do Proton Competition #88 da LMGT3, que ficou bastante danificado.
Quem teve um revés nas últimas horas foi Dudu Barrichello. Apesar de o piloto ainda não ter entrado no carro, o Aston Martin #10 da Racing Spirit of Leman chegou a aparecer na segunda posição da LMGT3, mas um problema mecânico obrigou uma ida extra aos boxes, ficando muito tempo parado e retornando no fundo do pelotão com 11 voltas de atraso.
Confira como estão os carros dos brasileiros após 4h das 24 Horas de Le Mans:
Felipe Drugovich – Cadillac Whelen #311 – Hypercarro – 6º geral
Felipe Nasr – Porsche #4 – Hypercarro – 13º geral
Pietro Fittipaldi – Oreca #22 – LMP2 – 32º geral e 11º na classe
Daniel Schneider – Oreca #23 – LMP2 – 38º geral e 17º na classe
Augusto Farfus – BMW #31 – LMGT3 – 45º geral e 7º na classe
Daniel Serra – Ferrari #57 – LMGT3 – 53º geral e 14º na classe
Custódio Toledo – Ferrari #150 – LMGT3 – 56º geral e 18º na classe
Dudu Barrichello – Aston Martin #10 – LMGT3 – 60º geral e 22º na classe