Sainz fatura especial e Al-Attiyah se aproxima de vitória no Dakar

Carlos Sainz e Lucas Cruz venceram nesta quinta-feira (13) a penúltima especial do Rally Dakar entre os competidores dos carros. Competindo com um Audi, a dupla espanhola completou os 346 quilômetros cronometrados do estágio disputado com largada e chegada em Bisha, na Arábia Saudita, em 3h29min32s, garantindo a vitória.

Lucio Álvarez e Armand Monleon ficaram com a segunda posição, distantes 3min10s dos vencedores. A dupla da Toyota foi seguida por Mattias Ekstrom e Emil Bergkvist, que também compete com um Audi. Nani Roma e Alex Haro Bravo, com um Prodrive, foram os quartos colocados, enquanto Giniel de Villiers e Dennis Murphy completaram o top-5 com um Toyota.

Stéphane Peterhansel e Edouard Boulanger, com um Audi, foram os sextos colocados, acabando à frente de Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel, sétimos com um Toyota. Sébastien Loeb e Fabian Lurquin foram os oitavos, seguidos pelos companheiros de Prodrive Orlando Terranova e Daniel Oliveras. Mathieu Serradori e Loïc Minaudier, com um Century, foram os décimos. Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs, com outro Century, ficaram na 27ª posição.

O Dakar parte para a última etapa com Al-Attiyah e Baumel na liderança, com 36h49min51s, carregando uma frente de 33min19s para Loeb e Lurquin. Yazeed Al-Rajhi e Michael Orr ocupam a terceira posição, enquanto Terranova e Oliveras foram os quartos. De Villiers e Murphy fecham o top-5. Gastaldi e Sachs ganharam duas posições e são os 30º.

Kamaz vence outra vez nos caminhões

Mais um dia de domínio da Kamaz nos caminhões. A marca viu Eduard Nikolaev, Evgenii Iakovlev e Vladimir Ribakov vencerem a penúltima especial ao completarem o percurso em 3h54min45s, ficando apenas 15 segundos à frente de Andrey Karginov, Andrey Mokeev e Ivan Malkov, os segundos colocados. O top-3 ainda contou com Dmitry Sotnikov, Ruslan Akhmadeev e Ilgiz Akhmetzianov.

Sotnikov, Akhmadeev e Akhmetzianov lideram o Dakar restando uma especial, somando 39h54min53s, marca 8min18s melhor em relação a Nikolaev, Iakovlev e Ribakov. Anton Shibalov, Dmitrii Nikitin e Ivan Tatarinov fecham o grupo dos três melhores.

Dakar termina nesta sexta-feira

O Dakar parte para sua última especial nesta sexta-feira, quando a caravana deixa a cidade de Bisha e segue em direção a Riad, em um trecho cronometrado de 164 quilômetros.