Al-Attiyah e Baumel vencem Rally Dakar entre os participantes dos carros

Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel conquistaram nesta sexta-feira (14) a vitória do Rally Dakar. A dupla, que competiu com um Toyota, completou a mais importante prova fora de estrada do planeta em 38h33min03s, depois de terminar a última especial, realizada entre as cidades sauditas de Bisha e Riad, com a 19ª colocação. É o quarto título do piloto e príncipe do Catar.

A segunda posição ficou com Sébastien Loeb e Fabian Lurquin, dupla da Prodrive que encerrou o Dakar 27min43s atrás do tempo de Al-Attiyah e Baumel. Yazeed Al-Rajhi e Michael Orr, que correram com um Toyota da Overdrive, foram os terceiros, sendo seguidos por Orlando Terranova e Daniel Olivera, da Prodrive. Giniel de Villiers e Dennis Murphy, com um Toyota, fecharam o top-5.

Jakub Przygonski e Timo Gottschalk, com um Mini, fecharam a prova com a sexta posição, sendo seguidos por Mathieu Serradori e Loïc Minaudier, sétimos com um Century. Sebastian Halpern e Bernardo Graué foram os oitavos com um Mini, ficando à frente de Mattias Ekstrom e Emil Bergkvist, melhor dupla da Audi na prova. Vladimir Vasilyev e Oleg Upurenko, com um BMW, foi o décimo.

Única dupla formada por brasileiros na disputa dos carros, Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs completaram o Dakar com a 30ª posição com um Century. Nesta sexta-feira, os parceiros tiveram o melhor resultado em uma especial, finalizando a etapa vencida por Henk Lategan e Brett Cummings com a sétima posição.

Vitória na especial e no Dakar

O trio formado por Dmitry Sotnikov, Ruslan Akhmadeev e Ilgiz Akhmetzianov conquistou o Dakar ao vencerem a última especial. O trio, que liderou o 1-2-3-4 da Kamaz, fechou a prova em 41h37min34s, levando uma vantagem de 9min58s para Eduard Nikolaev, Evgenii Iakovlev e Vladimir Ribakov. Anton Shibalov, Dmitrii Nikitin e Ivan Tatarinov completaram a lista dos três primeiros.