Christian Mansell faz pausa na carreira por “motivos pessoais”

Christian Mansell, piloto que correria na Fórmula 2 em 2025, anunciou em suas redes sociais que fará uma pausa em sua carreira no automobilismo por ‘motivos pessoais’. A decisão ocorre pouco antes do início de sua temporada de estreia na categoria como piloto titular.

O jovem australiano de vinte anos, que apesar do sobrenome não tem parentesco do ex-piloto de F1 Nigel Mansell, competiria pela equipe Rodin em 2025, já participou de três etapas da F2 na temporada passada, após subir da Fórmula 3 com a equipe Trident. No entanto, o piloto surpreendeu a todos com o anúncio de seu afastamento, sem especificar o período em que ficará fora das pistas.

Esses ‘motivos pessoais’ mencionados por Mansell não foram detalhados, e a equipe Rodin confirmou que divulgará em breve informações sobre seu substituto imediato.

Mansell é conhecido por utilizar sua plataforma para defender questões sociais, como os direitos da comunidade LGBTQ+, e para conscientizar sobre pilotos com deficiências, incluindo as ocultas. Ele próprio convive com diabetes tipo 1. Por esse motivo, ele recebeu uma autorização especial da FIA para ter um celular em seu cockpit durante as corridas, para fiscalizar os níveis de açúcar em seu sangue. O aparelho é posto em uma caixa de fibra de vidro e possui senha especial, para evitar que seja manuseado pelo piloto no decorrer das provas.

Após os testes de pré-temporada da F2, Mansell explicou sua motivação para usar sua influência para defender essas causas. “Acho que pessoalmente é uma coisa fantástica a se fazer, obviamente usar sua plataforma para algo que é positivo, em vez de apenas deixá-la parada”, disse ele à imprensa. “Acho que é algo pelo qual sou apaixonado e não vi muitas pessoas fazerem.”

“Sempre fui sobre um ponto de interesse, um ponto de diferença. Obviamente, comigo sendo diabético e outras coisas, senti que era certo continuar sendo esse ponto de diferença para as pessoas. Então, meio que me inclinei mais para isso e as pessoas responderam muito bem. Então vou continuar a fazer isso. Obviamente, estou limitado com as novas regras da FIA sobre o quanto podemos falar sobre as coisas, mas ainda sou muito apaixonado por isso”, acrescentou.

O campeonato da Fórmula 2 de 2025 terá início em Melbourne, na Austrália, na sexta-feira, 14 de março. O anúncio de Mansell gerou preocupação e apoio de fãs e colegas de profissão, que aguardam por mais informações sobre se ele irá retornar às pistas ou será um afastamento definitivo.

Veja abaixo a postagem compartilhada por Mansell: