A Fórmula 2 terá neste final de semana a decisão mais acirrada de sua história, em Abu Dhabi, com três pilotos com chances de título e os dois primeiros separados por apenas 0,5 ponto. Gabriel Bortoleto, Isack Hadjar e Paul Aron batalham pelo título da principal categoria de acesso à Fórmula 1 no circuito de Yas Marina, e a matemática do título, por conta do equilíbrio do campeonato, é das mais simples.
Bortoleto é quem lidera a tabela de classificação, com 188,5 pontos, contra 188 de Hadjar e 163 de Aron. É necessário lembrar também que estão em jogo 39 pontos neste final de semana: 25 pela vitória na corrida principal, dez pelo primeiro lugar na Sprint, dois pontos pela pole position da prova principal, e um ponto pela melhor volta em cada uma das corridas do final de semana.
Desta forma, é sabido que o campeão da temporada da F2 não será conhecido no sábado. Porém, Aron poderá ser eliminado da disputa já no sábado, caso termine atrás de seus dois concorrentes. Com um atraso de 25,5 pontos em relação ao líder Bortoleto, o estoniano da Hitech necessita descontar a diferença para ter chances, ainda que remotas, de título no domingo.
Entre o brasileiro da Invicta e o francês da Campos Racing, cada ponto será determinante na disputa pelo campeonato. Bortoleto é quem entra em vantagem, mas, pelo menos inicialmente, não pode chegar atrás de Hadjar em nenhuma das corridas. E aí os pontos extras passam a ter mais importância. O futuro piloto da Sauber pode ampliar a diferença para 2,5 pontos caso faça a pole, mas pode ver o francês assumir a liderança se obtiver a posição de honra.
Em uma situação improvável de algumas das corridas não ter o mínimo de voltas para que os pontos sejam pagos na totalidade, como ocorreu em Monza, e o campeonato termine empatado, quem leva o título é o francês. Hadjar venceu quatro corridas na temporada, enquanto Bortoleto subiu ao alto do pódio em duas oportunidades.
A programação da etapa de Abu Dhabi da F2 será aberta na sexta-feira, quando ocorrem o único treino livre e a classificação. Estas duas sessões serão exibidas exclusivamente pelo BandSports na TV brasileira. As corridas ocorrem no sábado, a partir de 9h15, e no domingo, às 6h25. Além da Band, o BandSports mostra as corridas.