F2: Crawford acerta estratégia e vence corrida 2 em Barcelona

Jak Crawford venceu neste domingo (23) a corrida que fechou a sexta etapa da temporada 2024 da Fórmula 2, disputada no Circuito de Barcelona, na Espanha. O piloto da DAMS apostou em uma estratégia em que abriu a janela de paradas nos boxes, trocando os compostos macios pelos duros, e capitalizou a vitória no autódromo localizado em Montmeló.

A segunda posição acabou nas mãos de Franco Colapinto, piloto da MP Motorsport que descontou a vantagem de Crawford nas voltas finais, sem conseguir uma aproximação. Juan Manuel Correa, que teve pneus macios nas voltas finais, completou o pódio com o terceiro lugar com a DAMS. Paul Aron, que largou da pole position e escapou da pista, foi o quarto com a Hitech. Isack Hadjar, da Campos Racing, foi o quinto.

Kush Maini terminou a prova com a sexta colocação, após se tocar com Gabriel Bortoleto, seu companheiro de equipe Invicta e que terminou em sétimo, depois de sofrer com o desgaste dos pneus. Zane Maloney, da Rodin, foi o oitavo, enquanto Amaury Cordeel, da Hitech, foi o nono. Josep María Martí, da Campos Racing, completou em décimo.

Enzo Fittipaldi fez uma grande corrida com o carro da Van Amersfoort. O brasileiro largou da 16ª colocação e já na volta inicial avançou para o 11º posto, entrando na zona de pontuação pouco depois. Na pista, o dono do carro número 14 cruzou a linha de chegada em nono, mas uma punição de cinco segundos por conta dos limites de pista jogou o piloto ao 11º lugar.

A corrida contou com a entrada do Safety Car logo na primeira volta, após um incidente entre Victor Martins e Dennis Hauger, quando o norueguês da MP Motorsport acertou o francês da ART Grand Prix, vencedor da corrida de sábado. Os dois abandonaram a disputa. Na volta 13, Taylor Barnard parou na entrada dos boxes com o carro da AIX, causando um Safety Car Virtual.

Na volta 18, o Safety Car Virtual voltou a ser acionado, desta vez por conta de Joshua Durksen. O paraguaio da AIX liderava a prova, beneficiado pela estratégia em que largou com pneus duros, quando viu o carro apresentar problemas.

A Fórmula 2 terá sequência já no próximo final de semana, quando será disputada a etapa da Áustria, marcada para o Red Bull Ring.