Oliver Bearman venceu neste sábado (30) a corrida Sprint da penúltima etapa da Fórmula 2, disputada no Circuito Internacional de Lusail, no Catar. O piloto da Prema usou pneus duros e superou Isack Hadjar, que largou com os médios, na 21ª das 23 voltas da corrida, saindo com a vitória na corrida que abriu a rodada dupla no Oriente Médio.
A segunda posição ficou com Jak Crawford, piloto da DAMS que aproveitou uma rodada de Hadjar na penúltima volta para terminar em segundo. Richard Verschoor, com um carro da MP Motorsport, completou o pódio com a terceira posição, seguido por Hadjar, da Campos Racing. O top-5 em Lusail foi completado por Gabriel Bortoleto, líder do campeonato e piloto da Invicta.
Ritomo Miyata terminou a corrida com a sexta colocação com um carro da Rodin, sendo seguido por Paul Aron, sétimo com a Hitech. Zane Maloney, com outro carro da Rodin, terminou em oitavo, fechando a zona de pontos. Joshua Durksen, da AIX Racing, cruzou a linha de chegada em nono, seguido por Victor Martins, décimo com a ART Grand Prix depois de passar grande parte da disputa em terceiro.
A corrida contou com um acionamento do Safety Car Virtual na sexta volta, após o carro de Oliver Goethe apresentar um problema de motor, fazendo com que o piloto da MP Motorsport estacionasse o carro. Depois, na volta 22, Kush Maini abandonou após incidente com Andrea Kimi Antonelli, causando nova neutralização, esta, para encerrar a corrida.
Horas depois da corrida, Aron, que na pista foi o quinto colocado, perdeu duas posições por ter tocado Martins, despencando para o sétimo lugar.
A corrida que fecha a penúltima etapa da Fórmula 2 será disputada neste domingo (1), a partir das 9h20.
Confira como foi a corrida
A corrida começou com Oliver Bearman mantendo a primeira posição, sendo seguido por Isack Hadjar e Victor Martins, que ganhou quatro posições na primeira volta. No pelotão de trás, Gabriel Bortoleto foi muito cauteloso nos metros iniciais, mas superou Dino Beganovic para assumir a oitava colocação, entrando na zona de pontos. Atrás, Max Esterson se tocou com Rafael Villagomez.
Hadjar, que usava pneus médios, abriu ataque sobre Bearman e tomou a liderança na segunda volta da prova. O francês da Campos Racing passou a abrir vantagem sobre o piloto da Prema, chegando aos 2,8 segundos no complemento do terceiro giro. Bortoleto, por sua vez, superou Oliver Goethe para tomar o sétimo lugar. O alemão da MP Motorsport teve problemas de motor e abandonou. O Safety Car Virtual foi acionado na sexta volta.
A prova voltou ao ritmo de bandeira verde na volta 7 com Jak Crawford pressionando Victor Martins pelo terceiro lugar, formando um trem que tinha ainda Richard Verschoor, Paul Aron, Gabriel Bortoleto e Dino Beganovic. Na frente, Hadjar começou a ver Bearman ter um desempenho melhor, descontando quatro décimos na nona volta de disputa.
Crawford seguiu atacando Martins, sem conseguir a ultrapassagem. A corrida chegou à metade final com Hadjar com apenas 1,8 segundos de frente em relação a Bearman. Bortoleto seguia na sétima colocação, no mesmo pelotão liderado pelo francês da ART Grand Prix. No pelotão de trás, Kush Maini superoi Luke Browning para tomar o 13º lugar.
Bearman cortou a distância para Hadjar para menos de um segundo na volta 15, ainda sem conseguir atacar o francês. Crawford, na 17ª volta, finalmente conseguiu a ultrapassagem sobre Martins, tomando o terceiro lugar. O francês passou a ser escalado e perdeu o quarto lugar para Verschoor. Bortoleto tentou superar Aron e saiu da pista.
Martins despencou para sétimo após ser tocado por Aron, o que fez o brasileiro ganhar uma posição. Mais atrás, Ritomo Miyata tocou Beganovic, que rodou. Na volta 21, Bearman superou Hadjar para tomar a liderança da prova. Atrás, Kush Maini e Andrea Kimi Antonelli se tocaram e saíram da pista. Hadjar despencou para quarto ao rodar.
O Safety Car foi acionado na volta 22, encerrando a corrida sob bandeira amarela. Bearman venceu, seguido por Crawford e Vershcoor. Hadjar foi o quarto, seguido por Bortoleto, que se beneficiou de uma punição contra Aron horas depois do final da corrida.