Gabriel Bortoleto conquistou nesta sexta-feira (17) a pole position para a disputa da quarta etapa da temporada 2024 da Fórmula 2. Na sessão classificatória realizada no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, na cidade italiana de Imola, o brasileiro da equipe Invicta foi dominante, e acertou uma volta em 1min27s056 para garantir a posição de honra.
A segunda posição ficou com Oliver Bearman, piloto da Prema que foi 0s055 mais lento que Bortoleto. Isack Hadjar, da Campos Racing, ficou com a terceira colocação, e dividirá a segunda fila com Andrea Kimi Antonelli, quarto com a Prema. Joshua Durksen, da AIX Racing, completou o top-5.
Zane Maloney, piloto da Rodin, partirá da sexta colocação, enquanto Roman Stanek, da Trident, e Paul Aron, da Hitech, dividirão a quarta fila do grid. Franco Colapinto, da MP Motorsport, partirá da nona posição, seguido por Amaury Cordeel, da Hitech. Enzo Fittipaldi, com a Van Amersfoort, largará da 11ª posição.
Logo após a classificação, cinco pilotos haviam sido punidos com a perda da melhor volta por conta dos limites de pista: Bearman, Antonelli, Aron, Colapinto e Cordeel. Horas depois, os comissários optaram por retirar a punição dos cinco pilotos. Isso prejudicou nomes como Enzo Fittipaldi, que largaria da sexta posição, e Hadjar, que dividiria a primeira fila com Bortoleto.
As corridas da Fórmula 2 em Imola estão marcadas para 9h15 de sábado e 5h de domingo.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP da Emília-Romanha, diretamente de Ímola, com o jornalista Rodrigo França.