F3: Colapinto supera Collet na volta final e vence em Ímola

Franco Colapinto venceu neste sábado (23) a primeira corrida da segunda etapa da Fórmula 3, disputada no circuito de Imola, na Itália. O piloto da Van Amersfoort largou da pole position, chegou a cair para o segundo posto ao ser superado por Caio Collet, mas recuperou a ponta na abertura do 20º e último giro, garantindo a vitória.

Franco Colapinto
Foto: FIA Formula 3

A segunda posição ficou com Victor Martins, piloto da ART Grand Prix que terminou 2s640 atrás de Colapinto. Jak Crawford, com um equipamento da Prema, foi o terceiro colocado, completando o pódio. Roman Stanek, com um carro da Trident, cruzou a linha de chegada na quarta posição, enquanto Isack Hadjar, da Hitech, fechou a lista dos cinco primeiros.

Zane Maloney completou a prova com a sexta colocação em Imola, terminando imediatamente à frente de seu companheiro de Trident, Oliver Rasmussen. Kaylen Frederik ficou com a oitava colocação com a Hitech. O top-10 ainda contou com Aleksandr Smolyar, da MP Motorsport, e Rafael Villagomez, da Van Amersfoort.

O brasileiro Caio Collet abandonou a corrida após se envolver em um incidente com Isack Hadjar na abertura da última volta da prova. O piloto da MP Motorsport largou da quarta posição e avançou para o segundo lugar nos metros iniciais, superando Colapinto na quarta volta. O argentino retomou a ponta na abertura do giro final e, metros depois, houve o incidente que tirou Collet da prova.

Caio Collet
Caio Collet se envolveu em um toque com Isack Hadjar na volta final. (Foto: FIA Formula 3)

A corrida contou com duas entradas do Safety Car. Na primeira, em incidentes distintos. Zak O’Sullivan bateu e foi atingido por Josep María Martí, que perdeu o controle de seu carro no mesmo ponto. Após a relargada, Reece Ushijima e Federico Malvestiti se acharam, parando no muro, provocando uma nova bandeira amarela.

A etapa de Imola da Fórmula 3 terá mais uma corrida neste domingo (24), a partir das 3h50, com transmissão do BandSports.