Pela Viseira do Caio Collet – Ímola, 31 de outubro de 2020: Um dia inesquecível, de vitória e superação

Oi, pessoal do F1 Mania! Feliz 2021! Que bom estar aqui com vocês novamente, pra falar um pouco mais sobre minha carreira, corridas e acontecimentos que vivi recentemente nas pistas.

Espero em breve contar para vocês onde estarei correndo este ano, mas enquanto negociamos os últimos detalhes, decidi escrever um pouco mais sobre a minha vitória em Ímola, em outubro do ano passado, quando corremos junto com a Fórmula 1.

Cheguei a mencionar na última coluna que foi um dos dias mais atípicos que eu já tive e vivenciei na minha vida.

Nesta etapa, a Fórmula Renault Eurocup correu como preliminar da Fórmula 1. Então, tínhamos de estar na pista bem cedo. O evento teve apenas dois dias em sua programação oficial (sábado e domingo). Na sexta-feira, tivemos de fazer o teste de Covid-19, como protocolo de segurança.

No entanto, só saberíamos o resultado no sábado, chegando ao autódromo. Por volta de 7 horas, eu já estava na pista. Só entraria no paddock quem estivesse com o teste negativo, obviamente. Felizmente, meu teste deu negativo, bem como o do Claudio (Monteiro), um dos meus patrocinadores, que estava comigo nesta corrida.

Cheguei nos boxes, cumprimentei o pessoal e vi que estavam faltando algumas pessoas. Nossa equipe, a R-ace GP, era composta por um total de oito pessoas e só tinham seis. Foi quando descobri que um mecânico, que cuidava da montagem e desmontagem dos pneus, e meu engenheiro (Cyril Comte) não puderam entrar, pois tiveram o teste positivo para Covid-19.

Ou seja, meia hora antes do primeiro treino, eu estava sem engenheiro e foi tudo na correria. Colocamos o chefe de equipe (Thibaut de Merindol) como meu engenheiro para fazer o primeiro treino, só pra ter alguém para falar comigo no rádio e passar algumas informações básicas.

Foi um pouco estranho, mas já havíamos planejado no dia anterior o que deveria ser testado neste treino e também foi uma sessão bem curta.

Mas… Como diz o ditado, não há nada tão ruim, que não possa piorar (risos). Depois deste treino, as pessoas que tiveram contato direto com o meu engenheiro nos dias anteriores também foram obrigadas a se retirarem e ficarem em quarentena. Um foi o meu chefe de equipe, além de uma outra pessoa que cuidava da logística da R-ace GP.

Então, no final, da equipe inteira sobrou um engenheiro (Benjamin Schrutt, do meu companheiro Michael Belov) e dois mecânicos. Fomos para a tomada de tempos assim. Eu fiquei em terceiro no grid e, da tomada para a corrida, me comuniquei por celular com meu engenheiro.

Ele fez eu escrever tudo o que gostaria de mudar no carro, eu baixei os dados de telemetria, tive de virar um engenheiro por um dia pra me virar (risos). Começamos a discutir por celular o que iríamos fazer. Passei tudo para um papel e entreguei para o mecânico, para ele poder mexer no acerto do carro.

O mecânico fez os ajustes corretos, mas eu ainda precisava de alguém pra ficar comigo durante a corrida, passando as informações, falando como eu estava e principalmente para ajudar com os ajustes finos, após a volta que saímos dos boxes, se fosse preciso mudar algo no grid.

O engenheiro do meu companheiro de equipe acabou ficando comigo no rádio e fizemos algumas mudanças ali no grid, que sem dúvida ajudaram muito na vitória desta corrida.

Foi uma prova bem movimentada, com dois Safety Car. Larguei em terceiro, mas logo na largada eu consegui assumir a ponta e venci. Foi um dia inesquecível e que vai ficar marcado na minha memória para sempre.

Nunca imaginei que um dia eu iria correr sem engenheiro, sem chefe equipe, sem mecânicos… Então, foi uma experiência de muita superação e, no final, de alegria para todos da R-ace GP.

Pela Viseira do Caio Collet - Ímola, 31 de outubro de 2020: Um dia inesquecível, de vitória e superação

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Alonso se junta à ilustre lista de campeões que retornaram à F1, confira a lista:

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon