Conheça a história e os campeões

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Renault é um torneio relativamente novo. Iniciada em 2002 pela montadora francesa, a competição ocupou o lugar que antes pertencia ao extinto Campeonato Brasileiro de Fórmula Chevrolet: o de categoria-escola, formadora de novos talentos para o automobilismo nacional. Neste quesito, no entanto, o grande lugar na história do esporte pertence ao também saudoso Brasileiro de Fórmula Ford, cujos dias se encerraram em meados da década de 90 após revelar várias gerações que fizeram sucesso no exterior.

O primeiro campeão brasileiro de F-Renault é o paulista Sérgio Jimenez, que venceu o torneio de 2002 pela equipe Bassani Racing. Naquele ano, a categoria estreou no Brasil com força total – tanto que até hoje aquela temporada é considerada a mais competitiva de sua história. “Eu havia acabado de sair do kart e aquele ano na F-Renault no Brasil foi fundamental para a minha formação”, diz Jimenez, recordista de títulos no kartismo nacional (nada menos que 31) que atualmente disputa o Campeonato Espanhol de F-3 e tem esperanças de chegar à F-1. “Países que não têm este tipo de categoria de formação não são capazes de gerar novas gerações de bons pilotos”, observa ele.

Nos anos seguintes, a F-Renault continuou a formar novos talentos e a apontar novos campeões para o esporte no Brasil. Entre as equipes, a única que conquistou dois títulos de pilotos é a Bassani Racing: o vencido por Jimenez e o conquistado em 2005 pelo também talentoso Nelson Merlo, que atualmente está na F-3 Sul-Americana. No ano passado, a Bassani também foi campeã do torneio das equipes (veja os campeões de cada ano abaixo).

O novo campeão da categoria, Felipe Lapenna, alcançou sua conquista com a equipe Full Time, dirigida por Maurício Ferreira, que também trabalhou na campanha de Lucas Di Grassi em 2002, conquistando o vice-campeonato. Competindo na F-Renault desde 2004, Lapenna já havia sido vice-campeão da categoria no ano passado.

Campeões Brasileiros de Fórmula Renault

2002 – Sérgio Jimenez, equipe Bassani Racing

2003 – Allam Khodair, equipe Dragão Motorsport

2004 – Alexandre Foizer, equipe Cesário Fórmula

2005 – Nelson Merlo, equipe Bassani Racing

2006 – Felipe Lapenna, equipe Full Time Sports