Átila Abreu disputa temporada com apoio da BMW

Vice-campeão entre os estreantes e sétimo colocado no geral da temporada 2003 da Fórmula BMW Alemã, o brasileiro Átila Abreu (Unibanco AIG) continuará na categoria este ano e o objetivo é lutar pelo título. O piloto estará disputando o campeonato pela equipe Eifelland Racing, vice-campeã no geral e campeã entre os estreantes na temporada passada, com o alemão Sebastian Vettel. Em 2003, o brasileiro defendeu a equipe Rosberg.

Nesta temporada, o piloto, que tem apenas 16 anos, também terá uma motivação maior: Átila passa a ser um piloto BMW e terá apoio total da montadora alemã. “Como fui vice-campeão entre os estreantes, agora eu passo a participar do programa da BMW de pilotos. Além de uma ajuda financeira, terei mais contato com o pessoal da BMW e vou participar de alguns de seus programas, como cursos de entrevistas em inglês, treinamento físico com todos os pilotos BMW, curso de marketing pessoal, além de contar com um apoio técnico completo. Nas provas preliminares da F-1, também teremos acesso aos boxes da Williams e poderemos acompanhar tudo mais de perto. Com certeza, esse tipo de apoio no início da carreira é muito importante e vai me ajudar bastante”, contou o piloto.

O brasileiro já realizou sete dias de testes com a nova equipe no final de 2003, nos circuitos de Hockenheim e Lausitz (Ale), Brno (República Tcheca) e Adria (Ita), e ficou muito satisfeito com os resultados. A primeira sessão de testes coletivos será realizada dia 10 de março, em Hockenheim.

“Estou animado e acredito que esta será uma temporada muito melhor. Estou mais experiente e minha nova equipe é muito boa. Realizamos alguns testes no final de 2003 e fiquei impressionado com o profissionalismo de todos e isso passa muita confiança para o piloto. Acho que teremos grandes chances de brigar pelo título”, comentou o sorocabano.

Átila será companheiro do austríaco Christopher Wassermann, quarto colocado entre os estreantes em 2003 e que faz parte do programa da Red Bull para o desenvolvimento de novos talentos. Os dois se conhecem desde os tempos do kart, quando correram juntos no forte campeonato Europeu da modalidade. “O Wassermann é um piloto muito rápido e, tenho certeza, de que se trabalharmos juntos vamos estar sempre andando na frente”, acredita.

Principal categoria de acesso para os jovens pilotos na Europa, a Fórmula BMW vem crescendo a cada ano e proporcionando disputas intensas nas principais pistas da Alemanha, mas o campeonato também conta com etapas na Itália, Holanda, e República Tcheca.

O campeonato de 2004 terá início nos dias 17 e 18 de abril, com rodada dupla em Hockenheim (Ale). Como no ano passado, a categoria também será uma das preliminares do GP da Europa de F-1, em Nurburgring, no dias 29 e 30 de maio.

A maioria das provas da F-BMW também é preliminar do DTM, o campeonato de turismo mais forte da Europa, e da Fórmula 3 Européia. Outra novidade este ano será a obrigatoriedade do uso do HANS – sistema especial para a proteção da cabeça e pescoço – pelos pilotos.

O carro da categoria é equipado com um motor 1.200 cc, derivado de uma motocicleta BMW. Apesar disso, o Fórmula BMW tem um rendimento muito próximo ao do Fórmula Renault. O chassi, lançado em 2002, é fabricado em fibra de carbono e segue os padrões de segurança da Federação Internacional de Automobilismo. Todos os chassis são fabricados na França, pela Mygale, que também produz os carros da F-Ford, entre outros.

Confira o calendário da temporada 2004 da Fórmula BMW Alemã:

17 e 18 de abril – Hockenheim (Ale)

15 e 16 de maio – Adria (Ita)

29 e 30 de maio – Nurburgring (Ale) – preliminar F-1

5 e 6 de junho – Lausitzring (Ale)

26 e 27 de junho – Norisring (Ale)

31 de julho e 1º de agosto – Nurburgring (Ale)

7 e 8 de agosto – Oschersleben (Ale)

4 e 5 de setembro – Zandvoort (Hol)

18 e 19 de setembro – Bruno (República Tcheca)

2 e 3 de outubro – Hockenheim (Ale)

FICHA TÉCNICA DO CARRO

Chassi – Mygale com estrutura em fibra de carbono

Motor – BMW 1.200 cc, 16 válvulas, da moto BMW K1200RS

Pneus – Michelin

Potência – 140 hp a 9.000 rpm

Câmbio – Hewland FTR200 seqüencial com 6 marchas + ré

Peso – 455 kg (sem combustível e sem o piloto)