Xandy, Xandinho e Guto Negrão campeões brasileiros

O Audi TTR DTM, da Equipe Medley Genéricos, venceu neste domingo (14) a 5.ª e última etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance, os ‘500 Km da Cidade do Rio de Janeiro’, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá (RJ). Xandy Negrão e Giuliano Losacco completaram as 102 voltas da corrida em 3h20min58s843 (média de 150,21 km/h) deixando na segunda posição o Protótipo Scorpius, de Aldo Piedade Jr. e Renê Junqueira. Com a vitória, Xandy, Xandinho e Guto Negrão, que participaram da temporada, chegaram aos 92 pontos, contra 57 de Paulo Bonifácio, do Protótipo ZF (Scuderia 111), o único que tinha condições de tirar o título das mãos da Família Negrão, mas acabou abandonando com problemas na embreagem.

“Gostaria de que a corrida tivesse sido como foi a de Curitiba (4.ª etapa), com muita disputa”, disse Xandy Negrão após o término dos ‘500 Km da Cidade do Rio de Janeiro’. “É chato o Boni não ter conseguido completar a prova, mas a gente não pode fazer nada, porque são coisas de corrida”, completou Xandy, que coloca em seu currículo mais um título nas categorias de turismo no Brasil. Xandy é bicampeão brasileiro de Marcas e Pilotos (1984/86), entre outros títulos. Luiz Otávio Paternostro, o Pater, campeão do Brasileiro de Endurance no ano passado estava em Jacarepaguá acompanhado os trabalhos da Equipe Medley Genéricos, assim como do sobrinho Losacco.

Foi justamente Xandy Negrão o primeiro a conduzir o carro na pista carioca. Largou na pole position, mas na volta de número 4 o Protótipo ZF, de Paulo Bonifácio e Alceu Feldmann, conseguiu superar o piloto da Equipe Medley Genéricos. Porém, na 13.ª passagem da prova, o protótipo de Boni começou a apresentar problemas e teve de entrar nos boxes, deixando a pista livre para o Audi TTR DTM assumir a liderança. No warmup, pela manhã, o carro de Boni já havia apresentado falhas de câmbio e na corrida teve de abandonar com problemas no retentor da embreagem — os mecânicos da Scuderia 111 tentaram consertar o protótipo, mas não foi possível e tiveram de abandonar.

“Novamente o desempenho do carro ficou dentro das nossas previsões. Fiquei chateado também, lógico, pelo Protótipo ZF ter quebrado na corrida, porque sem competição o automobilismo perde um pouco a graça. Agora é se preparar direitinho para o próximo ano, porque a gente não vai ter moleza não. A competitividade deve aumentar ainda mais”, explicou Andreas Mattheis, chefe da Equipe Medley Genéricos, tanto no Brasileiro de Stock Car V8 como no Brasileiro de Endurance. “Gostaria de agradecer o Xandy pela oportunidade de trabalhar com toda essa tecnologia empregada no Audi, porque é praticamente um Fórmula 1. E viva o Rio!”, completou o preparador de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.

Na volta de número 33, o campeão antecipado da Stock Car V8, Giuliano Losacco, assumiu a pilotagem do Audi TTR DTM pela primeira vez em uma corrida — a equipe efetuou a troca dos pneus e fez o reabastecimento. Vinte voltas depois a direção de prova autorizou a entrada do safety car, e a relargada poucas voltas depois. Giuliano Losacco acabou entrando mais duas vezes nos boxes antes do final da corrida. A primeira por causa do reabastecimento e da troca de pneus já prevista, mas a última entrada, a 10 voltas do final, foi por precaução, já que o sensor do marcador de combustível apresentou problemas.

Giuliano Losacco também era só felicidade após a sua primeira vitória correndo com o Audi TTR DTM. “Estou muito contente em poder ter ajudado a equipe a ser campeã. Na verdade, depois que o Boni quebrou, a corrida ficou tranqüila. A gente sabia que ele estava fora da disputa e só precisamos administrar o resultado”, disse Losacco, que teve a oportunidade de ser avaliado por Andreas Mattheis. “Nas últimas voltas da corrida pedi para que ele (Losacco) andasse no limite da pilotagem e do carro e o tempo (1min48s7) foi uma boa marca. O Giuliano começou com o pé direito, já que no próximo no vai estar correndo com a gente na Stock Car V8”, resumiu Mattheis.

Quem não pôde participar da etapa, por motivos distintos, mas mesmo assim ficou com o título Brasileiro de Endurance, foi Guto e Xandinho Negrão. Guto ainda se encontra no Albert Einstein se recuperando, enquanto Xandinho Negrão participou em São Paulo da 8.ª edição das 500 Milhas de Kart da Granja Viana, em equipe com Felipe Massa e Luciano Burti. “Fui para a Granja Viana participar da festa com o pessoal, mas fiquei com o coração no Rio de Janeiro”, disse Xandinho. “Estou muito contente com esse título, que é importante para minha carreira.”

“Lógico que eu queria estar com eles no Rio, mas paciência. Fizemos uma boa temporada e ganhamos o título com méritos”, disse Guto, se referindo às quatro vitórias do Audi TTR DTM da Equipe Medley Genéricos em cinco corridas na temporada: ‘500 Km de Brasília’, ‘500 Km de Tarumã’ e ‘500 Km de Curitiba’ — terminou em terceiro as ‘300 Milhas de Interlagos’.

Resultado dos ‘500 Km da Cidade do Rio de Janeiro’ – Jacarepaguá (RJ)

Prova válida pela 5.ª e última etapa do Brasileiro de Endurance

1.°) Xandy/Xandinho/Guto Negrão/Giuliano Losacco – 102 voltas, em 3h20min58s843 (média de 150,21 km/h)

2.°) Aldo Piedade Jr./Renê Junqueira – a 4 voltas

3.°) A. Jardim/J. Vasconcelos/Gilberto Bolorino – a 8 voltas

4.°) Lucas Molo/Nelson Silva Jr. – a 9 voltas

5.°) Fábio Machado/Ângelo Batista – 9 voltas

6.°) Uberto Molo/Cláudio Capa – 12 voltas

7.°) Ayrton/Ewaldo Teles – a 15 voltas

8.°) Carlos Dantas/Amadeu Rodrigues – a 15 voltas

9.°) Roberto/Luis Roberto Nogueira – a 16 voltas

10.°) Fabrício/Cacciono Colla – a 17 voltas

11.°) Carlos Cunha/Ricardo Fiaming – a 19 voltas

12.°) Cefas Oliveira/Carlo Amorim – a 21 voltas