Saiba como funciona a classificação para a Indy 500

Mais importante corrida da Indy e uma das coroas do automobilismo mundial, as 500 Milhas de Indianápolis serão disputadas apenas no dia 25 de maio. Mas o grid de largada para a prova já começa a ser definido neste sábado, em sessão envolvendo os 34 pilotos inscritos para a prova, que vão buscar as 33 vagas do grid de largada para a próxima semana.

Saiba como funciona a classificação para a Indy 500
Foto: IndyCar

Mas há diversas peculiaridades na definição do grid de largada, com dois dias de atividades e posições sendo definidas tanto no sábado quando no domingo. E, para explicar passo a passo como é a classificação da Indy 500, F1MANIA.NET preparou um pequeno guia.

A primeira fase da classificação será disputada neste sábado (17), quando os pilotos terão, a partir do meio-dia, 6h50min para marcarem sequências de quatro voltas rápidas, com a média de velocidade nestas voltas definindo a classificação. Apenas um piloto vai para a pista por vez.

Após todos os pilotos fazerem uma sequência de voltas rápidas, são formadas duas filas para que os competidores voltem para fazer mais giros nas 2,5 milhas do Indianapolis Motor Speedway. Uma comum, e uma prioritária, da qual o piloto descarta a sequência de voltas que tem em busca de uma média horária melhor.

Ao final do dia, os 12 melhores pilotos da classificação de sábado seguem para o domingo na disputa pela pole position. Os quatro piores do dia também voltam para a pista no domingo, mas para uma disputa mais dramática, valendo as últimas três vagas do grid. As posições entre o 13ª e o 30º estarão definidas no sábado.

No domingo, o dia começa com os 12 melhores do sábado batalhando por seis vagas no Fast Six, sempre com cada piloto fazendo quatro voltas rápidas e um piloto indo para a pista por vez. Os seis melhores avançam para a definição da pole position, enquanto os outros largarão, por ordem de classificação, entre o sétimo e o 12º lugar.

O domingo segue com o Bump Day, quando os competidores terão uma hora para buscar as últimas três vagas do grid, sempre no mesmo esquema das sessões anteriores. Ao final da sessão, o piloto mais lento entre os quatro participantes estará fora da disputa das 500 Milhas de Indianápolis.

O dia termina com a definição da pole position, com os seis melhores da primeira rodada de domingo batalhando pela posição de honra. Novamente em séries de quatro voltas rápidas, cada piloto vai para a pista individualmente. O mais veloz largará na frente na corrida marcada para o dia 25 de maio.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.