Will Power foi o piloto mais rápido do primeiro dia de treinos livres para a disputa das 500 Milhas de Indianápolis, mais importante prova da Indy. Na terça-feira (13) que abriu os trabalhos para a corrida, marcada para 25 de maio, o piloto da Penske registrou na melhor das suas voltas em 39s6430, alcançando uma média de 227.026 milhas horárias, ou 365 km/h.

A segunda posição ficou com Josef Newgarden, também com um Penske, e que foi superado em apenas 0s0097 por Power. Líder do campeonato, Álex Palou colocou a Chip Ganassi na terceira posição, sendo seguido por seu companheiro de equipe, Scott Dixon. O grupo dos cinco melhores foi completado por Scott McLaughlin, com outro Penske.
Helio Castroneves iniciou de forma positiva os treinos e se colocou em sexto com a Meyer Shank, sendo o melhor entre os pilotos que só vão correr a Indy 500. Alexander Rossi, com a ECR, foi o sétimo, enquanto Marcus Armstrong, da Meyer Shank, anotou o oitavo melhor tempo. Marcus Ericsson e Marco Andretti, ambos pilotos da Andretti, completaram a lista dos dez melhores.
Chamou atenção negativamente neste primeiro dia de atividades no Indianapolis Motor Speedway o desempenho da McLaren. O melhor piloto da equipe foi Nolan Siegel, apenas o 20º mais rápido. Christian Lundgaard foi o 23º, ficando uma posição à frente de Kyle Larson, que mais uma vez tentará correr a Indy 500 e a Charlotte 600, corrida mais longa da NASCAR, no mesmo dia. Pato O’Ward foi o 29º.
O dia não contou com acidentes, mas teve o início do treino atrasado por conta das condições climáticas na região do circuito de 2,5 milhas localizado na cidade americana de Speedway. Por conta da chuva, o treinamento foi aberto apenas às 15h20, pelo horário de Brasília, 2h20min depois do previsto inicialmente pela IndyCar.
Os treinos em Indianápolis seguem nesta quarta-feira, a partir das 13h, até às 19h.