Álex Palou foi o piloto mais rápido do primeiro dia de classificação para as 500 Milhas de Indinápolis, mais importante corrida do calendário da Indy. Após um sábado (17) em que os pilotos tiveram 6h50min para buscarem as melhores sequências de quatro voltas rápidas no Indianapolis Motor Speedway, o espanhol da Chip Ganassi, líder do campeonato, liderou a tabela com uma média de 233.043 milhas horárias.

A segunda posição ficou com Scott McLaughlin, piloto da Penske que foi superado em 0.030 mph. Josef Newgarden, com outro carro da Penske, foi o terceiro melhor, enquanto Pato O’Ward colocou a McLaren no quarto posto na tabela de tempos. Scott Dixon, com a Chip Ganassi, e Robert Shwartzman, da Prema, completaram a lista dos seis melhores.
David Malukas, com um carro da AJ Foyt, foi o sétimo melhor, enquanto Felix Rosenqvist, da Meyer Shank, foi o oitavo. Takuma Sato colocou a RLL na nona posição do dia, enquanto Will Power, da Penske, foi o décimo. Marcus Ericsson, da Andretti, e Christian Lundgaard, da McLaren, completam a lista dos 12 melhores que retornam à pista neste domingo para disputar a pole position.
Único brasileiro do grid das 500 Milhas de Indianápolis, Helio Castroneves garantiu classificação para a prova mais uma vez. O brasileiro, que defende a Meyer Shank, terá de fazer uma corrida de recuperação no próximo final de semana, após ficar com a 24ª posição no grid, fechando a oitava fila do grid.
O dia foi marcado por dois acidentes. Ainda no treino livre da manhã, Marcus Armstrong acertou o muro e precisou sair do IMS de ambulância. O piloto da Meyer Shank foi liberado para correr. Já durante a classificação, Colton Herta capotou o carro da Andretti, perdendo a sequência de quatro voltas rápidas. O piloto viu o time reparar o equipamento e se colocou na 29ª posição.
Quatro pilotos participarão do Bump Day. Rinus VeeKay, com a Dale Coyne, Marcus Armstrong, da Meyer Shank, Jacob Abel, da Dale Coyne, e Marco Andretti, da Andretti, batalharão pelas três últimas vagas do grid.
A classificação para as 500 Milhas de Indianápolis terá sequência neste domingo (18), com a definição do pole position, dos pilotos que vão formar as quatro primeiras filas, a fila final e o piloto eliminado da corrida. As 500 Milhas de Indianápolis serão disputadas no dia 25 de maio.