Fórmula E: Wehrlein vence em Miami após punições e Porsche assume liderança

A Fórmula E voltou ao estado da Flórida em grande estilo neste sábado (12), e viu Pascal Wehrlein conquistar a vitória no E-Prix de Miami 2025. O piloto da equipe Porsche aproveitou um final de prova repleto de incidentes e estratégias interrompidas para assumir a primeira posição de forma definitiva, mesmo sem cruzar a linha de chegada na frente.

Wehrlein largou de forma discreta, mas executou sua estratégia com precisão. Ele se manteve próximo do companheiro de equipe Antonio Félix da Costa, então líder da prova, e fez uso eficiente do MODO ATAQUE na parte final da corrida para assumir a liderança. O alemão cruzou a linha de chegada em segundo, mas herdou a vitória após penalizações aplicadas a outros pilotos.

O pole-position Norman Nato, da Nissan, foi um dos penalizados por não utilizar seus dois acionamentos obrigatórios do MODO ATAQUE antes do término da corrida, situação causada por uma bandeira vermelha tardia após um acidente envolvendo três carros. Apesar de ter completado a prova na frente, Nato perdeu o triunfo e caiu para a sexta posição.

Com a penalidade ao francês, o segundo lugar ficou com o brasileiro Lucas di Grassi, que garantiu o primeiro pódio da Lola Yamaha ABT na temporada. Di Grassi largou em sétimo, manteve-se entre os dez primeiros e aproveitou o caos das voltas finais para escalar posições com consistência.

Antonio Félix da Costa fechou o pódio e garantiu dois carros da Porsche entre os três primeiros colocados. O português foi um dos mais eficientes na gestão de energia, mas, assim como Nato, também foi prejudicado pela bandeira vermelha, que o impediu de concluir sua segunda ativação do MODO ATAQUE.

Nico Mueller fez uma excelente corrida de recuperação, saindo da 18ª posição para cruzar a linha de chegada em quarto, representando a Andretti em sua etapa caseira. O suíço chegou a liderar a corrida brevemente, num dos momentos mais intensos da disputa.

Edoardo Mortara completou os cinco primeiros com um sólido desempenho pela Mahindra, equipe que vive um bom momento na temporada 2024/25. Logo atrás, Nato caiu para a sexta posição após a punição. Dan Ticktum (CUPRA KIRO), Robin Frijns (Envision Racing), Jake Dennis (Andretti) e Zane Maloney (Lola Yamaha ABT) completaram o top 10.

Maloney somou seus primeiros pontos na Fórmula E e contribuiu para um ótimo resultado da Lola Yamaha ABT, que colocou os dois carros na zona de pontuação pela primeira vez em 2025.

Com a vitória em Miami, Wehrlein dobra sua pontuação na temporada e sobe para o terceiro lugar no Campeonato Mundial de Pilotos, atrás apenas do líder Antonio Félix da Costa e de Oliver Rowland, da Nissan. Rowland, por sua vez, não pontuou nesta etapa.

Na classificação por equipes, a Porsche lidera com 105 pontos, superando a Nissan, que soma 79. Curiosamente, no campeonato de fabricantes, a vantagem é da Nissan: 144 pontos contra 120 da Porsche, evidenciando o equilíbrio na disputa.

A Fórmula E retorna entre os dias 3 e 4 de maio para a primeira rodada dupla da história da categoria em Mônaco, prometendo mais emoção no tradicional circuito do Principado.

🎥 Último vídeo no canal