Fórmula 1: Doohan vê uma vantagem em Hirakawa participar do TL1 com a Alpine

Jack Doohan, piloto da Alpine, destacou o lado positivo de ceder seu carro para o piloto reserva Ryo Hirakawa, no primeiro treino livre do GP do Japão de Fórmula 1.

O futuro de Doohan com a equipe de Enstone tem sido alvo de especulações desde antes do início da temporada 2025, após a chegada de Franco Colapinto, vindo da Williams, para atuar como piloto reserva. O australiano não conseguiu completar uma volta em sua corrida em casa, mas apresentou um desempenho melhor na China, embora ainda distante de uma posição que pontuasse.

Apesar de sua inexperiência e do fato de seu status de novato significar que ele já completou as sessões de ‘novato’ necessárias, com as equipes tendo que permitir dois TL1 por carro, por temporada, para pilotos com duas ou menos corridas na F1 participarem, Doohan foi o escolhido para ceder seu carro para Hirakawa em Suzuka, levando a mais especulações sobre seu futuro.

No entanto, Doohan sugeriu que Hirakawa pode ajudar seu final de semana, dada a experiência anterior do piloto japonês no circuito e em Suzuka.

“Foi ótimo ter uma semana de folga para nos reagrupar como equipe após um início de temporada difícil,” disse Doohan. “Pierre (Gasly) e eu passamos algum tempo na fábrica fazendo um debriefing das duas primeiras etapas e nos preparando para a próxima rodada tripla, começando com o Japão. Sou um grande fã da comida e da cultura no Japão, e adoro fazer uma parada em Tóquio para experimentar a cultura e a atmosfera de lá.”

“O circuito é um que eu gosto particularmente. Já corri lá antes na F3 Asiática, mas esta será minha primeira vez com um carro de Fórmula 1, o que proporcionará um novo desafio com sua natureza de alta velocidade e alto risco, além de alta recompensa. Estarei no carro a partir do TL2, enquanto Ryo vai pilotar no TL1. Ele tem muita experiência aqui, então será bom aproveitar um pouco desse conhecimento para o fim de semana. O objetivo será aproveitar ao máximo e marcar alguns pontos importantes para a equipe”, encerrou o piloto australiano.

🎥 Último vídeo no canal