Toto Wolff deu sua visão sobre a disputa pelo título da temporada 2025 da Fórmula 1. Aos olhos do chefão da Mercedes, o piloto com ‘menos chances’, ou o azarão, tem uma vantagem psicológica em cima dos demais.
No campeonato deste ano, Max Verstappen tem protagonizado uma virada de cenário poucas vezes antes vistas. Nas últimas quatro corridas conseguiu vencer três, além de ter cortado 64 pontos de sua desvantagem para Oscar Piastri e agora estar 40 atrás do líder da classificação.
Ainda, a última vez que o australiano garantiu o degrau mais alto do pódio foi na Holanda, vendo seus adversários se aproximando cada vez mais na disputa pelo caneco – não apenas isso, a McLaren já deixou claro que não vai beneficiar nenhum dos dois pilotos.

Então, vendo o cenário se desenvolvendo aos seus olhos, o dirigente austríaco está empolgado pela briga. “Como isso está se desenrolando, vejo com interesse, porque já estive em uma situação semelhante, com dois pilotos lutando por um campeonato e a ameaça de outro alcançá-lo”, falou o dirigente austríaco após a prova no COTA.
“Acredito que foi o Max, e depois o Sebastian [Vettel] na disputa, e o azarão sempre tem uma pequena vantagem psicológica, porque na probabilidade… as probabilidades estão definitivamente contra o Max. Já calculei [as chances dele] antes; seja 19% ou 21%, é algo nesse sentido, mas se você olhar para a probabilidade, é muito baixa.”
“Um abandono pode mudar tudo, e acho que isso também afeta a pilotagem, sabe, quão agressivo você pode ser ao tentar uma ultrapassagem? Você pode ver com o Lando, ele [ultrapassou Charles Leclerc] no final, mas às vezes era complicado decidir se você mantinha a posição ou se metia na pista”, completou.
