Na Itália, a Williams conquistou pontos importantes para o campeonato, com Alex Albon terminando em 9º lugar. Franco Colapinto, o novato na Fórmula 1 que chegou para substituir Logan Sargeant na equipe, finalizou em P12.
Albon ficou contente com o seu resultado, mas destacou que a equipe não superou o ritmo de corrida da Haas, e ressaltou que espera poder voltar mais forte nas próximas corridas.
“Foi uma boa corrida e estou feliz. Senti que fizemos um bom trabalho, apesar de ter dificuldades com os pneus. O pneu dianteiro esquerdo sempre foi um problema, então tive que gerenciá-lo e não consegui realmente evitar o desgaste, o que sempre foi um problema para nós”.
“No final, fizemos um bom trabalho sobrevivendo, contando com a penalidade de Kevin para alcançar o nono lugar. A Haas foi melhor do que nós neste fim de semana em termos de ritmo de corrida, então ainda temos trabalho a fazer, mas com outra atualização a caminho, espero que possamos voltar ao ritmo de pontuação nas corridas restantes da temporada. Além disso, parabéns ao Franco por uma ótima corrida, ele fez um trabalho impressionante em seu primeiro fim de semana na F1.”
Por mais que não tenha terminado na zona de pontuação, Colapinto compartilhou estar feliz com a sua estreia, destacando a dificuldade de correr tantas voltas em um carro no qual ele não tem tanta prática. O argentino completou dizendo estar ansioso para as próximas corridas.
“Estou muito feliz por ter completado minha primeira corrida na Fórmula 1, é um momento que nunca vou esquecer. A corrida foi fisicamente difícil, estou um pouco cansado e dolorido agora, mas há muitos pontos positivos a serem considerados. Antes de hoje, eu nunca tinha feito mais de oito voltas seguidas no FW46, e hoje foram 53 com temperaturas de pista muito altas”.
“Acho que fiz um bom trabalho em gerenciar os pneus para fazer a estratégia de uma parada funcionar e o ritmo de corrida foi forte. Estou muito feliz pela equipe. Foi ótimo dar a eles um resultado positivo na minha primeira corrida, após todo o trabalho duro que fizeram para me colocar em dia neste fim de semana. Claro, ainda há coisas a melhorar, mas estou muito animado para voltar ao carro em duas semanas para correr novamente.”
Sven Smeets, diretor esportivo da Williams, disse:
“Foi uma tarde de nervos, mas com um ótimo final! Após nosso fim de semana decepcionante na semana passada, a equipe se recuperou com uma performance sólida. Alex foi excepcional hoje, fazendo a estratégia de uma parada funcionar, segurando Alonso, que estava com uma estratégia de duas paradas, e ficando próximo de Magnussen à nossa frente, que tinha uma penalidade de 10 segundos”.
“Seu nono lugar é merecido, e ele ficará muito feliz por voltar a marcar pontos. Franco teve uma ótima primeira corrida, começando em 18º e ultrapassando alguns carros no início. Ele também fez a estratégia de uma parada funcionar com um stint longo e bem gerenciado nos pneus duros”.
“Ele pode olhar para trás com orgulho em seu primeiro fim de semana impressionante e um merecido 12º lugar na corrida. Agora deixamos a Europa para trás e começaremos a última etapa de oito corridas fora, em duas semanas, em Baku. Estamos ansiosos pelas próximas corridas, trazendo mais desempenho para os carros, e ainda há muito em jogo.”