Max Verstappen surpreendeu a todos ao revelar que vem enfrentando problemas de visão desde seu grave acidente no GP da Inglaterra de 2021, quando tocou com Lewis Hamilton na curva Copse, escapou da pista e bateu muito forte na barreira de proteção. Apesar de ter conseguido sair do carro sozinho, ele foi levado para o hospital para realizar exames que não constataram nada mais grave, mas o holandês vem lidando com sequelas há três anos.
Em entrevista ao site da Red Bull, o piloto revelou dificuldades para enxergar em determinadas situações de corrida. “Desde o acidente em Silverstone, tenho lidado com problemas de visão, especialmente em pistas onduladas ou com muitos painéis de publicidade ao longo do circuito”, disse ele.
Verstappen afirmou que o problema já o afetou em algumas corridas, como no GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 em 2021. “Nessa prova, eu não estava apenas lutando contra Lewis, mas também contra imagens embaçadas”, disse ele, admitindo que chegou a considerar abandonar a corrida.
“Era como pilotar uma lancha a 300 km/h. Nunca mencionei isso antes, mas por algumas voltas, a situação ficou tão ruim que pensei seriamente em parar o carro. A única coisa que me ajudou foi focar na respiração enquanto tinha Lewis logo atrás. Foi uma vitória importante que eu precisava desesperadamente no campeonato”, acrescentou.
O acidente de 2021 aconteceu na primeira volta da corrida, quando Verstappen e Hamilton brigavam pela liderança. Os comissários consideraram Hamilton ‘predominantemente culpado’ pelo toque e aplicaram uma penalidade de dez segundos, mas o britânico ainda assim venceu a prova.