Max Verstappen afirmou que a Red Bull incluiu a meta de atingir 1.000 voltas lideradas em uma temporada da Fórmula 1, em sua estratégia vitoriosa no GP de Abu Dhabi.
Antes da última corrida do ano, de 58 voltas no Circuito Yas Marina, Verstappen já havia liderado 951 voltas, estabelecendo um recorde. Durante a corrida, ele brevemente cedeu a liderança para Yuki Tsunoda, que fez uma parada única, mas rapidamente recuperou a posição, ultrapassando a marca de 1.000 voltas lideradas nos estágios finais da prova.
Verstappen terminou a temporada de 2023 liderando 1.003 voltas, consolidando sua temporada dominante com a 19ª vitória.
“Eu sabia que isso estava nos planos antes da corrida”, disse Verstappen. “E também do ponto de vista da engenharia e da estratégia, queríamos planejar de uma forma que não nos fizesse parar muito cedo, apenas esperar os outros pararem. Claro, nem sempre foi a estratégia mais rápida, mas eu queria permanecer na liderança para acumular as voltas.”
Verstappen elogiou o espírito de equipe da Red Bull durante um ano em que foi derrotado apenas uma vez. “Acho que é o espírito da equipe”, disse Verstappen ao refletir sobre 2023. “Não tanto as vitórias ou qualquer coisa do tipo, poles ou voltas lideradas. Acho que a importância está na diversão que tivemos como equipe. As vitórias são ótimas, claro, mas é muito importante ter um bom ambiente na equipe e se divertir.”
“É realmente agradável ver as pessoas com quem você trabalha, muitas pessoas inteligentes na equipe. Eu também sei que, aconteça o que acontecer nas corridas, acho que isso nunca será superado. Ver todos trabalhando, tentando dar o melhor todos os dias, e se esforçando ao máximo por você, é muito bom de ver”, finalizou o holandês.