F1: Verstappen conquista pole em classificação de chuva de voltas deletadas para GP da Áustria

Max Verstappen é quem vai largar da frente no GP da Áustria da F1. Na classificação feita nesta sexta-feira (30), o holandês mostrou total domínio na sessão para garantir a melhor volta e assumir a pole-position para a corrida do domingo – essa é sua quarta pole consecutiva.

O final de semana em Spielberg está sendo diferente, pois recebe a segunda corrida Sprint da temporada 2023. Após o treino livre único da parte da manhã, os pilotos fizeram a classificação válida para a corrida principal realizada no domingo.

Durante toda a semana, a previsão do tempo indicava bastante chuva durante os três dias de atividade. O céu estava bastante fechado, mas ainda nenhum sinal da precipitação esperada e quanto a temperatura, o termômetro marcava 27ºC e o asfalto chegava a 43ºC, com umidade girando em 36%.

Sendo o circuito chamado de Red Bull Ring, a equipe está correndo em frente a torcida caseira. E já no início do final de semana, Max Verstappen foi o mais rápido do TL1, enquanto Sergio Pérez tem tido febre e pilotado no limite do seu corpo.

Q1

Luzes apagadas e os pilotos foram liberados para as primeiras voltas rápidas. Nesse primeiro momento, os competidores optaram para voltas com pneu macio e após as voltas de instalação, Verstappen era o primeiro com 1min05s190, seguido por Oscar Piastri e Pérez.

Então, com pouco mais de 12 minutos para o encerramento, foi necessária uma bandeira vermelha. O motivo foi que Valtteri Bottas perdeu o carro, rodou e ficou parado no meio do traçado na saída da curva 1 – apesar de o carro ter saído rapidamente da cena, a interrupção seguiu por mais algum tempo.

Treino foi retomado e os pilotos teriam o restante do Q1 para se colocar entre os 15 mais rápidos. A ordem era Piastri como o mais rápido com 1min05s893, seguido por Pérez, Kevin Magnussen, Lance Stroll, Charles Leclerc, Nyck de Vries,  Fernando Alonso, Yuki Tsunoda, Alexander Albon e George Russell completando o top-10.

Com 6 minutos para encerrar, os cinco pilotos que estão na zona de corte e ficarem pelo caminho são Stroll, Esteban Ocon, Logan Sargeant, De Vries e Nico Hülkenberg. Na 15ª colocação está Zhou com o tempo de 1min05s972.

Na outra ponta da tabela, a ordem era Verstappen, parado no momento, na primeira colocação. Norris, Sainz, Leclerc e Alonso completavam os cinco mais rápidos – neste momento, todos estavam de pneu macio.

Na bandeira quadriculada, os pilotos deram suas últimas tentativas. Encerradas as voltas rápidas, os eliminados são Tsunoda, Zhou, Sargeant, Kevin Magnussen e De Vries, que larga em último na casa da Red Bull.

Q2

Os pilotos que brigariam agora para se colocar no top-10 seriam Verstappen, Pérez, Sainz, Pierre Gasly, Leclerc, Norris, Alonso, Hamilton, Albon, Piastri, Russell, Stroll, Ocon, Hülkenberg e Bottas.

Competidores liberados para mais 15 minutos de voltas rápidas. Entre Gasly, o décimo, e Bottas, o 15º, os pilotos ainda se mantinham nos boxes, enquanto o restante já rasgava as curvas do Red Bull Ring.

Restando dez minutos e os as voltas rápidas já vinham sendo completadas. Calçando os compostos vermelhos, Norris estava na primeira colocação com 1min05s038, enquanto Hülkenberg estava em segundo a 0s324 do ponteiro. Verstappen vinha em giro lento para recarregar a bateria e era 11º – sua volta foi deletada por limites de pista.

Mas o holandês, apesar de ter chamado os limites de pista de ‘ridículos’, não se abalou e logo encaixou uma volta certeira. O bicampeão foi o primeiro a baixar de 1min05s e fez 1min04s951, estando 0s085 mais rápido que Sainz, segundo.

Na outra ponta da tabela, os cinco pilotos que ainda precisavam lutar para se colocar no top-10 com pouco mais de cinco minutos para o encerramento eram Ocon, Stroll, Hamilton, Piastri e Bottas.

Entre Verstappen, o mais rápido do momento, e o Ocon, que estava na zona de corte, os competidores estavam separados por 0s5.

Cronômetro zerado e as últimas voltas vinham sendo completadas. Na bandeira quadriculada, Pérez e Piastri tiveram suas voltas deletadas, caindo para 15º e 14º, respectivamente. Os demais que também ficaram pelo caminho foram Russell, Ocon e Bottas.

Depois, Gasly, Ocon, Albon, Hülkenberg também tiveram seus giros excluídos, mas conseguiram avançar.

Q3

Os dez pilotos que brigariam pela pole-position no Red Bull Ring eram Verstappen, Sainz, Norris, Gasly, Leclerc, Stroll, Alonso, Hamilton, Hülkenberg e Albon – Ferrari e Aston Martin sendo as únicas equipes com dois pilotos no Q3.

Autorizados os pilotos para andarem os últimos 12 minutos de classificação para a definição do grid de largada do GP da Áustria da F1 no domingo.

Com 1min04s503 e calçando o pneu macio, Verstappen saltou para a primeira colocação. Leclerc se colocou em segundo, com Sainz, Norris e Albon completando a lista dos pilotos com voltas já completadas.

Stroll havia feito uma volta rápida, mas teve seu tempo deletado e junto com Hamilton, era o único a ainda não ter tempo anotado. neste momento, provisoriamente e com quase todos os pilotos nos boxes, a ordem era Verstappen, Leclerc, Sainz, Norris, Hamilton, Alonso, Gasly, Albon, Hülkenberg e Lance.

Restando dois minutos para a bandeira quadriculada, os pilotos mais uma vez deixaram os boxes para darem suas últimas tentativas de voltas rápidas. O único que estava ainda parado era Alexander.

O bicampeão holandês completou mais uma volta e conseguiu baixar ainda mais sua marca com 1min04s391. Com isso, ficou com a pole-position para o GP da Áustria, seguido por Leclerc e Sainz, que completam os três primeiros.

F1 2023, GP da Áustria, classificação, resultado:

1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT), 1’04.391
2) Charles Leclerc (Ferrari), 1’04.439
3) Carlos Sainz Jr. (Ferrari), 1’04.581
4) Lando Norris (McLaren/Mercedes), 1’04.658
5) Lewis Hamilton (Mercedes), 1’04.819
6) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), 1’04.893
7) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), 1’04.911
8) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari), 1’05.090
9) Pierre Gasly (Alpine/Renault), 1’05.170
10) Alexander Albon (Williams/Mercedes), 1’05.823
11) George Russell (Mercedes), 1’05.428
12) Esteban Ocon (Alpine/Renault), 1’05.453
13) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), 1’05.605
14) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari), 1’05.680
15) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT), 2’06.688
16) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT), 1’05.784
17) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari), 1’05.818
18) Logan Sargeant (Williams/Mercedes), 1’05.948
19) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), 1’05.971
20) Nyck de Vries (AlphaTauri/Honda RBPT), 1’05.974