O piloto da Red Bull, Max Verstappen, destacou a importância de uma análise aprofundada da equipe, após as dificuldades enfrentadas com os pneus durante o GP de Las Vegas de Fórmula 1. Verstappen ressaltou que a degradação dos pneus médios pegou a equipe de surpresa.
Largando da segunda posição, Verstappen superou o pole position Charles Leclerc na curva 1, mas a pista escorregadia resultou em ambos os pilotos saindo da pista, e Verstappen recebendo uma penalidade de cinco segundos, por ter sido considerado culpado pelo incidente.
Apesar da penalidade e do contato com George Russell o colocando para trás, Verstappen se recuperou da quinta posição após um Safety Car no meio da corrida, para conquistar sua 18ª vitória em 2023.
Questionado sobre o motivo exato pelo qual a Red Bull enfrentou mais problemas com os pneus médios do que os duros, Verstappen afirmou: “Eu não sabia no momento. Temos que analisar por que foi assim. Porque nas corridas longas na quinta-feira (a noite), eles estavam bem.”
Explicando mais detalhadamente, Verstappen afirmou que, no início da corrida, o RB19 se tornou suscetível ao desgaste dos pneus, uma condição que os pilotos antecipavam para as condições frias da noite.
“Acredito que o pneu duro era um pouco mais resistente contra o desgaste, porque esse foi o meu problema com o médio”, disse ele. “O pneu começou a se abrir, e então você perde muita aderência. Foi isso que aconteceu. E então no pneu duro, eu não tive esse problema por muito tempo. Isso definitivamente me ajudou.”
O chefe da Red Bull, Christian Horner, suspeita que a disparidade no desempenho da equipe nos dois compostos de pneus, esteja relacionada à escolha de configuração do carro.
Questionado se Verstappen estava forçando demais nas primeiras voltas para compensar a penalidade de tempo, Horner respondeu: “Eu não acho. Acho que nossa configuração no pneu médio não era tão boa quanto a da Ferrari. Então no pneu duro, as coisas melhoraram muito para nós.”
Horner também minimizou a extensão do dano na asa dianteira de Verstappen causado pelo choque com Russell, dizendo que não teve um impacto substancial em seu desempenho. “Não é o ideal, mas felizmente não foi uma mudança massiva. Já vimos algumas vezes este ano em que as pessoas perdem a placa final e não afeta dramaticamente o desempenho do carro”, encerrou Horner.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon