Max Verstappen acredita que a Red Bull Racing pode continuar a evoluir o RB20, mesmo que o chefe da equipe, Christian Horner afirme que os ganhos estejam ficando cada vez menores.
Horner disse recentemente que o programa de desenvolvimento enfrenta ‘retornos decrescentes’ no terceiro ano sob as atuais regras técnicas da Fórmula 1. No entanto, Verstappen, que utilizou um novo assoalho introduzido pela equipe no último final de semana em Silvesrtone, rejeita a ideia de que não há mais margem para evolução.
“Eu me recuso a acreditar nisso, porque senão ficamos acomodados”, disse Verstappen. “Estou confiante de que todos na fábrica estão trabalhando duro para trazer melhorias para o carro. Mas é claro que existem pessoas inteligentes em outras equipes fazendo o mesmo.”
A Red Bull dominou a maior parte das primeiras corridas, mas conquistou a volta mais rápida apenas uma vez nas últimas cinco provas, com McLaren e Mercedes se aproximando muito.
Desde o início do ano passado, como a Red Bull lidera consistentemente o campeonato de construtores, as equipes rivais tiveram a vantagem de mais tempo de desenvolvimento aerodinâmico de acordo com as regras de equilíbrio de desempenho da F1 em relação ao uso de túnel de vento e CFD.
“Naturalmente, sempre ajudaria ter mais tempo”, afirmou Verstappen. “Mas essas são as regras para tentar desacelerar a equipe vencedora. Honestamente, quando você está atrás, fica feliz com isso. É claro que quando você está na liderança e te alcançam durante a temporada, você naturalmente não gosta. Mas é assim que as regras estão escritas, todos concordaram e é preciso lidar com isso”, acrescentou.
Verstappen acredita que o verdadeiro potencial da Red Bull no último final de semana, foi obscurecido pelo fato dele ter danificado o assoalho do carro na sessão de classificação, com treinos prejudicados pela chuva.
“Podemos ver o ganho”, disse ele. “Acho que este último fim de semana foi um pouco incerto com os testes de algumas peças novas no carro, e claro, o clima não ajudou. Mas olhando para isso, se eu não tivesse tido danos no assoalho, estaria definitivamente na briga pela pole position. Então isso é positivo.”
“Só precisamos continuar pressionando. Precisamos trazer novidades, e eu sei que elas virão, e espero que sejam um pouco melhores que os upgrades das outras equipes”, encerrou o holandês.