O Chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, confessou sua surpresa diante da ultrapassagem impressionante de Charles Leclerc sobre Sergio Perez na última volta do GP de Las Vegas de Fórmula 1 no último sábado.
Leclerc estava confortavelmente controlando a corrida até a entrada do Safety Car na volta 25, sendo que foi então ultrapassado pelos dois carros da Red Bull com pneus mais novos nas últimas voltas.
Mesmo com Max Verstappen abrindo vantagem, Leclerc permaneceu na disputa com Perez, aproveitando o auxílio do DRS e da esteira aerodinâmica pela extensão da Strip de 1,9 km.
O monegasco lançou um ataque decidido na curva 14 na última volta para conquistar o segundo lugar, surpreendendo tanto Perez quanto seu próprio chefe de equipe.
Vasseur comentou: “Foi no limite. Na volta anterior, em um momento, eu disse, ‘OK, vamos tentar.’ Mas eu tinha a distância no meu painel e disse, ‘Wow, não, está muito longe, está muito longe.’ Mas na volta seguinte, fiquei um pouco surpreso, mas provavelmente menos que o Checo.”
Embora a Ferrari tenha conquistado a única vitória não-Red Bull em 2023 até agora em Singapura, o GP de Las Vegas representou a corrida mais competitiva da equipe. Vasseur ressaltou que a comparação entre a degradação dos pneus da Ferrari e da Red Bull foi prejudicada pelo Safety Car, deixando Leclerc com pneus mais antigos e desgastados no final da prova.
O chefe da Ferrari também alertou contra otimismo excessivo em relação à boa degradação dos pneus em Vegas, destacando como o padrão tem evoluído ao longo do ano. Ele disse: “De pista para pista, de composto para composto, é uma história diferente”, concluiu Vasseur.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon