F1: Tsunoda critica Stroll: “Foi uma manobra desnecessária”, e equipe admite corrida “difícil”

A RB saiu do Azerbaijão sem pontos e com o saldo de uma DNF. Daniel Ricciardo, que começou o grande prêmio da 14ª posição, terminou em P13, após enfrentar problemas com os pneus, ficando fora da zona de pontuação. Yuki Tsunoda, que teve uma posição um pouco melhor na largada, P11, se envolveu em um incidente com Lance Stroll na primeira volta, que acabou tirando o piloto japonês da corrida.

A equipe comentou sobre a corrida, afirmando ter sido um GP difícil para os pilotos, com resultados abaixo do esperado. Apesar das atualizações terem melhorado um pouco o desempenho, ainda precisam descobrir o que falta para brigarem pelo top 10. Confira as reações da RB após a corrida no Azerbaijão.

 

Daniel Ricciardo:

“Foi uma corrida difícil. O início foi bom; os pilotos à minha frente com pneus médios pareciam estar com dificuldades, e conseguimos alcançá-los. Eu estava com pneus duros e tentei aproveitá-los ao máximo, fazendo um stint mais longo e buscando ritmo. Depois de algumas voltas, começamos a ter muito desgaste (‘graining’), que piorou ao longo de 10 voltas, fazendo-nos perder alguns segundos no ritmo. A equipe notou que outros carros conseguiram superar esse desgaste, mas para nós isso levou bem mais tempo. Quando superamos, conseguimos voltar a ter ritmo, mas já tínhamos perdido muito terreno. Nunca experimentei um desgaste tão forte, a variação no tempo de volta foi de até quatro segundos. Precisamos entender por que tivemos mais desgaste por mais tempo. Olhando para frente, eu adoro o Circuito de Marina Bay, então espero que possamos ter um fim de semana mais forte lá.”

 

Yuki Tsunoda:

“Muito frustrado por isso acontecer duas corridas seguidas. Foi uma corrida muito curta, perdendo a oportunidade de marcar pontos, o que ainda seria difícil, mas em corridas de rua você nunca sabe. Começar em 12º obviamente não é o ideal e traz muitos riscos de danos. Precisamos nos esforçar um pouco mais e nos classificar entre os dez primeiros, para ter um começo melhor. Sobre o que aconteceu na pista, pareceu uma manobra desnecessária dele [Stroll]. Ele se lançou assim, com uma abordagem de ‘nada a perder’. Não sei o que ele tinha a ganhar, mas eu não iria facilitar. Foi uma pena, não era assim que eu queria terminar minha corrida, mas voltaremos fortes em Singapura.”

 

Jody Egginton – Diretor Técnico: 

“Uma corrida muito difícil hoje, e temos muito trabalho pela frente para resolver os problemas que enfrentamos. A corrida do Yuki acabou antes de começar devido ao contato com Stroll, resultando em danos e perda de desempenho aerodinâmico, o que nos obrigou a retirá-lo da corrida. A corrida do Daniel começou bem, com o carro aparentemente equilibrado, mas foi totalmente dominada pelo desgaste severo dos pneus, levando a uma queda significativa no ritmo e na posição na pista. Ele recuperou o ritmo, mas o estrago estava feito e era impossível se recuperar sem a intervenção de um carro de segurança, que não veio, então o colocamos nos boxes no final. Parece que fomos mais afetados pelo desgaste do que outras equipes, então claramente há algo específico que precisamos consertar antes de Singapura, e a equipe já está focada nisso.”

 

Laurent Mekies – Chefe de Equipe:

“Este não foi o fim de semana que esperávamos. Yuki teve azar ao se envolver em uma colisão na primeira volta, enquanto o ritmo do Daniel foi muito afetado pelo desgaste dos pneus, mantendo-o fora da disputa por pontos. Isso é algo extremamente incomum e precisamos entender por que nos afetou mais do que nossos concorrentes. Em termos de desempenho geral durante o fim de semana, não há dúvida de que ainda temos muito trabalho pela frente. As atualizações que trouxemos nos deram uma melhoria, o que é uma boa notícia, mas não é suficiente para igualar o progresso dos nossos concorrentes e voltar a disputar as primeiras 10 posições. Todos em Faenza e Bicester estão trabalhando duro para melhorar em todas as áreas e introduzir mais desenvolvimentos em breve. Vamos ver se conseguimos fazer melhor nas ruas de Singapura nos próximos dias.”

 



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.