Karun Chandhok, ex-piloto da Fórmula 1, acredita que seria um “erro” para Franco Colapinto ir para a Red Bull, pois estaria “muito cedo” para uma mudança tão grande.
O argentino estreou na categoria já na segunda metade da temporada, para substituir Logan Sargeant na Williams. No entanto, mesmo com poucas corridas na conta, Colapinto já surpreendeu muitas equipes do paddock. Por enquanto, ele não tem um assento garantido para o próximo ano, visto que sua vaga na equipe britânica é temporária, com Carlos Sainz tendo sido contratado para fazer parte da Williams a partir do próximo ano.
Demonstrando forte desempenho em suas corridas, Colapinto chamou a atenção da Red Bull, que, desapontada com os baixos resultados de Sergio Pérez, está buscando uma nova alternativa para 2025. Recentemente, no GP de São Paulo, Christian Horner, chefe de equipe da RBR foi visto saindo da hospitalidade da Williams, o que fez com que as especulações começassem.
No entanto, Chandhok acredita que seria um erro para o jovem piloto argentino ir para a vitoriosa equipe austríaca.
“Ele é claramente muito rápido, claramente muito talentoso”, disse sobre Colapinto no podcast Sky F1.
“Acho que todos nós admitimos, incluindo a Williams, que foi um pouco surpreendente, porque seu histórico nas fórmulas de base não sugeria que ele seria tão bom quanto tem sido, e talvez ele se adapte bem a um carro de F1 ou ao estilo de pilotagem, mas acho que seria um erro colocá-lo em uma Red Bull”. “Acho que se eles o colocarem em uma Red Bull ao lado do Max, isso poderia destruí-lo. Acho que seria muito cedo”.
“A melhor escolha ou opção é se Checo melhorar e permanecer lá, para que eles não precisem fazer nada e possam manter o status quo. Mas se essa melhora não vier, talvez eles coloquem Liam Lawson e Franco na VCARB”.
“Porque, sinceramente, se você observar o desempenho dele, é como se ele tivesse feito a entrevista de emprego perfeita, certo? Ele chegou, fez impacto, mostrou velocidade imediatamente. Resultados em Singapura, Baku, incríveis”.
“Mas então, à medida que as corridas avançam, no México ele ficou bem atrás de Alex na classificação, e no Brasil, ficou bem atrás de Alex na classificação, com dois grandes acidentes – ainda não é um pacote completo em termos de experiência, na minha opinião”.
“Eu diria que, até para ele e sua própria gestão, eu provavelmente diria, ‘vamos pensar a longo prazo aqui’.
“E se houver uma opção de ir para a RB em vez de ir para a Red Bull, acho que isso seria melhor para ele, e provavelmente uma escolha melhor para a Red Bull também.”