Jonathan Wheatley, chefe da Sauber, fez um balanço do desempenho da equipe após a dramática corrida Sprint e a sessão de classificação no GP dos Estados Unidos de Fórmula 1. O sábado foi marcado por desafios para ambos os pilotos, mas a equipe mantém a confiança em uma possível recuperação na corrida deste domingo.
A corrida Sprint foi impactada por um acidente na curva 1, que prejudicou a corrida de Nico Hulkenberg logo no início e Wheatley disse: “Foi uma das Sprints mais dramáticas que vimos em algum tempo. O que parecia ser uma reação em cadeia na curva 1 tirou o Nico logo cedo, comprometendo sua corrida e removendo as oportunidades de sua boa posição de largada”, comentou Wheatley. Apesar disso, o piloto alemão conseguiu evitar maiores danos e foi capaz de terminar a corrida sem problemas em P13. “Gabi (Gabriel Bortoleto) conseguiu evitar todos os incidentes e trouxe o carro para casa de forma limpa em P11”, afirmou o chefe de equipe.
Em relação à sessão de classificação, Wheatley destacou o bom desempenho de Hulkenberg, que estava próximo de alcançar o Q3, mas perdeu tempo no último setor devido a rajadas de vento: “Nico mostrou um ritmo forte e estava no caminho para o Q3, mas o setor final afetado pelo vento lhe custou tempo precioso. Apesar disso, ele largará em P11, o que o coloca perto dos pontos, e a pista oferece boas oportunidades de ultrapassagem”, disse ele.
Bortoleto, por sua vez, teve um fim de semana mais desafiador até agora: “Honestamente, tem sido um final de semana difícil até o momento. Estive lutando para encontrar o ritmo, especialmente no último setor. Não tive a mesma confiança no carro que tive nas corridas anteriores”, comentou o brasileiro. No entanto, o piloto da Sauber destacou que a experiência em um circuito novo foi valiosa, apesar de ter ficado fora da luta pelo Q2: “Foi um pouco caótico na corrida Sprint, com tantas bandeiras amarelas e acidentes, mas consegui trazer o carro de volta inteiro. Isso nos deu uma chance extra de coletar mais dados sobre o equilíbrio do carro”, acrescentou.

Hulkenberg também comentou sobre as sessões de sábado em Austin: “A sprint praticamente terminou depois do acidente na curva 1, o que foi frustrante porque comprometeu toda a corrida e acabou com nossa chance de um bom resultado final. Foi bom voltar ao carro à tarde para reiniciar, tirar o carro do sistema e focar na sessão de classificação. Essa é uma pista incrível de pilotar, e a sessão de classificação foi decente no geral. Infelizmente, a última volta não foi tão limpa quanto precisava ser. Tive um pouco de dificuldade no último setor, onde enfrentei algumas rajadas de vento, perdendo tempo ali. Largar da 11ª posição no GP significa que estamos perto dos pontos em uma pista onde as ultrapassagens são possíveis”, completou.
Apesar das dificuldades, Wheatley se mostrou confiante para a corrida deste domingo: “Ambos os carros estão em uma boa posição para a corrida, com tudo para jogar. Nosso objetivo permanece o mesmo de sempre, lutar por pontos. Como vimos na corrida Sprint, nada pode ser dado como certo”, finalizou o chefe da Sauber.
