A Sauber teve uma corrida difícil no GP da China de Fórmula 1, com ambos os carros sofrendo contratempos logo na primeira volta. Nico Hulkenberg e Gabriel Bortoleto tiveram suas corridas comprometidas, impactando o resultado final da equipe.
Hulkenberg teve um momento complicado na terceira curva, saindo da pista e danificando significativamente o assoalho de seu carro. “Infelizmente, logo após a largada, saí largo na curva um e quase perdi o carro na curva três, quando saí da pista pela brita. Perdi algumas posições naquele momento, mas, o que é mais frustrante, sofri danos substanciais no assoalho do meu carro, o que afetou significativamente o equilíbrio aerodinâmico”, disse ele. Apesar dos danos, o alemão completou a corrida em P15, uma posição atrás de Bortoleto que ficou com o P14, buscando acumular experiência com o novo carro.
Bortoleto também enfrentou problemas no início da corrida, perdendo downforce após um toque com com Oliver Bearman e rodando, o que o forçou a um pit stop antecipado. “A corrida de Gabriel também foi comprometida nas primeiras etapas: ele estava lutando com Bearman quando perdeu downforce e rodou, perdendo tempo considerável e exigindo uma parada antecipada para pneus novos”, afirmou Beat Zehnder, Diretor de Programas e Operações da Sauber.
Mesmo com os contratempos, a Sauber encontrou pontos positivos na corrida. Zehnder destacou o ritmo forte de Bortoleto no stint final com pneus duros, que se equiparou aos concorrentes diretos. “Em uma nota positiva, o ritmo de Gabriel no stint final com pneus duros foi forte, igualando nossos concorrentes diretos. A conclusão encorajadora é que ambos os carros completaram a corrida, nosso ritmo geral durante o fim de semana foi encorajador e as operações correram bem, mesmo com o desafio adicional do incidente de ontem na corrida Sprint”, afirmou Zehnder.
“Ainda há muito trabalho a ser feito, é claro. O pelotão está muito apertado e cada pequena melhoria conta na pista. Qual equipe trouxer esses décimos primeiro ganhará a vantagem, então devemos continuar pressionando forte”, finalizou Zehnder.