O debate sobre o uso dos coletes de resfriamento voltou à tona após o GP de Singapura. Enquanto nomes como Max Verstappen e Charles Leclerc demonstraram ser contra o uso do equipamento, outros pilotos, como Carlos Sainz e o brasileiro Gabriel Bortoleto, destacaram os benefícios da tecnologia.
Sainz foi direto ao defender o uso opcional do colete, argumentando que ele representa uma vantagem competitiva. “Estou feliz por não tornarem o uso obrigatório, e aqueles que não querem usá-lo têm uma desvantagem na corrida”, afirmou o espanhol da Williams. “Para mim, é simples assim. Estou tão convencido de que funciona e ajuda, mesmo que eu tenha feito 10 corridas em Singapura sem sofrer fisicamente e tenha sido capaz de terminá-las. Assim que você começa a estudar um pouco de fisiologia, entende que há uma vantagem de desempenho.”
Apesar disso, Sainz também reconhece o direito dos colegas que preferem não utilizá-lo. “Acho que, se não for uma grande questão de segurança, eles deveriam deixar isso em aberto [aos pilotos para escolher]. Se eles não quiserem usar porque se sentem muito desconfortáveis, então não usem.”

Entre os novatos, Gabriel Bortoleto compartilhou sua experiência com o equipamento, lembrando que teve um bom desempenho com o colete no início da temporada. “Logo no início da temporada, no Bahrein, funcionou muito bem para mim. Sei que muitos pilotos têm problemas, mas para mim funcionou muito bem.”
O brasileiro também optou por utilizar em Singapura. “Foi físico, mas eu esperava mais, para ser honesto. Não sei se o colete de resfriamento tem algo a ver com isso. Mas, definitivamente, todos estavam dizendo que seria a corrida mais difícil do ano. E eu não sei, simplesmente não pareceu assim. Mas ainda foi difícil”, avaliou ele após a prova.
Ele destacou ainda um aspecto prático do equipamento durante a prova. “Acho que todo mundo é obrigado a usar, então se você decide ligá-lo ou desligá-lo, o problema é seu. Eu ligo nas primeiras 10-15 voltas e depois disso o colete fica bastante quente, então é melhor desligar. Mas pelo menos você fica fresco por 15 voltas”, concluiu.
A partir de , o colete será obrigatório em provas de alto nível de calor, conforme protocolo da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
