F1: Sainz avalia seu própro desempenho em 2023

Carlos Sainz acredita que a derrota da Ferrari para a Mercedes no Campeonato de Construtores da Fórmula 1, reflete de forma justa o desempenho das equipes ao longo de 2023.

Após uma eliminação no Q1 na classificação, Sainz não conseguiu se recuperar da 16ª posição no grid, antes da Ferrari retirar seu carro devido a um problema na unidade de potência na penúltima volta.

Embora Charles Leclerc tenha garantido o segundo lugar na corrida, o terceiro lugar de George Russell e a ascensão de Lewis Hamilton ao nono lugar, garantiram à Mercedes uma vantagem de três pontos sobre a Ferrari.

“Nos últimos dois finais de semana as coisas não aconteceram como eu esperava, ou como queríamos terminar o ano”, disse Sainz. “Honestamente, estou muito desapontado e obviamente não estou feliz.”

A Ferrari optou por colocar pneus duros para Sainz, com o objetivo de utilizar uma estratégia de apenas uma parada. No entanto, apesar de ganhar três posições no início, ele teve dificuldades para avançar no pelotão.

Isso levou a equipe a chamá-lo aos boxes na volta 23, para colocar outro jogo de pneus duros, resultando em Sainz realizando um segundo stint prolongado na esperança de aproveitar um eventual Safety Car. No entanto, a corrida permaneceu sob bandeira verde até o final, deixando Sainz em 14º após sua parada obrigatória na volta 56, antes de abandonar a corrida apenas uma volta depois.

Sainz acredita que a posição final da Ferrari atrás da Mercedes no campeonato, é uma representação precisa de como a temporada se desenrolou para ambos os lados. “Acho que foi justo”, disse ele. “Tivemos nossos momentos em que fomos mais rápidos. A Mercedes teve seus momentos em que foi mais rápida. No geral, talvez um pouco de confiabilidade aqui e ali. Acho que fomos o carro mais rápido no geral, mas eles foram um pouco mais consistentes que nós.”

Enquanto isso, Sainz caiu para o sétimo lugar no Campeonato de Pilotos, atrás de Fernando Alonso, do companheiro de equipe Charles Leclerc e de Lando Norris, marcando seu pior desempenho desde que ingressou na Ferrari em 2021. Ainda assim, ele não ficou completamente desapontado: “Sim, acho que foi um ano decente para mim”, comentou Sainz sobre sua própria temporada. “Acho que tivemos um ano mais consistente, brilhamos um pouco mais. Não estou feliz com essas duas últimas corridas, obviamente, elas mancham minha temporada, onde acho que tivemos uma temporada muito mais forte do que esses últimos dois anos mostram”, encerrou o piloto espanhol, que foi o único piloto ‘não Red Bull’ a vencer uma corrida este ano, o GP de Singapura.

Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.