F1: Sainz afirmou estar incrédulo com a penalidade que recebeu

Carlos Sainz afirmou estar ‘incredulamente surpreso’ com a penalidade de grid que recebeu para o grid do GP de Las Vegas de Fórmula 1. O final de semana do piloto espanhol ficou ruim quando foi penalizado pelo fato da Ferrari instalar novas peças, após seu carro ser danificado por uma tampa de bueiro solta durante o TL1.

O carro de Sainz sofreu danos significativos nos minutos iniciais da primeira sessão de treinos, forçando a interrupção da sessão enquanto era realizada uma inspeção na pista antes do TL2. A Ferrari solicitou que a instalação de novas peças no motor ficasse na cota livre de penalidades.

No entanto, os comissários destacaram que não há nada escrito nos regulamentos que permita uma exceção, resultando em uma penalidade de dez posições no grid de largada após a instalação da terceira bateria no ano para Sainz.

Sainz questionou por que a ‘força maior’ não poderia ser aplicada à situação, considerando que os danos foram causados por condições inadequadas da pista e não por ele mesmo.

“O que aconteceu hoje é um exemplo claro de como esse esporte pode ser aprimorado de muitas maneiras”, afirmou Sainz. “Isso poderia ter sido aplicado como ‘força maior’ para que eu não recebesse uma penalidade, mas as pessoas sempre encontram maneiras de piorar a situação para um indivíduo. Neste caso, é minha vez de pagar o preço.”

Sainz elogiou o esforço da equipe Ferrari para reparar seu carro, permitindo que ele retornasse à pista para o TL2, que foi atrasado em duas horas e meia.

“Foi um esforço enorme dos mecânicos que montaram um carro completamente novo para o TL2, o que permitiu que eu participasse da sessão, um esforço heroico, na minha opinião. Conseguimos recuperar o tempo e focar em amanhã”, acrescentou.

Apesar do desempenho positivo no TL2, Sainz afirmou que é difícil manter o otimismo com a penalidade para o GP. “Isso mudou completamente minha mentalidade e minha opinião sobre o fim de semana e como será daqui para frente. Você pode ver claramente o quanto estou decepcionado e incrédulo com a situação, e não me verá feliz neste fim de semana”, encerrou o espanhol.

O F1MANIA.NET cobre o GP de Las Vegas da F1 ‘in loco’ com Victor Berto.