Gabriel Bortoleto completou o terceiro treino livre do GP da Austrália da Fórmula 1. Na sessão que aconteceu na noite de sexta-feira, mas já sábado (15) em Melbourne, o brasileiro completou o TL em 11º com o marco de 1min16s707 e cinco posições à frente de Nico Hülkenberg.
O início de sessão para o competidor da Sauber foi bastante lento pela interrupção ainda nos primeiros minutos por bandeira vermelha. Mais uma vez Oliver Bearman se envolveu em um incidente, mas dessa vez Gabriel ainda não havia deixado os boxes para fazer ao menos uma volta de reconhecimento.
Com 40 minutos restantes no cronômetro, Bortoleto enfim havia ido para o traçado. Então, usando os pneus macios nessa parte inicial da sessão, o piloto completou uma volta rápida e ficou com a quarta posição ao cravar 1min18s824, 1s192 de Max Verstappen, o mais rápido do momento.
Alguns minutos mais tarde, o brasileiro do carro #5 fez mais uma volta cronometrada em Melbourne. Dessa vez, conseguiu baixar significantemente seu tempo e saltou para a quinta posição com 1min17s448 a 0s802 do ponteiro. Nesse ponto, Nico estava em 15º a 1s do companheiro.
Nos últimos 15 minutos de sessão no Albert Park na Austrália, Bortoleto calçava mais uma vez pneus macios, mas agora com um jogo novo para tentar mais um giro cronometrado. Com dez voltas completadas, ocupada a 11ª posição da tabela de tempos, uma atrás de seu colega de equipe alemão.
Na volta concluída com pouco mais de 11 minutos restantes no relógio, Gabriel conseguiu se colocar dentro da casa de 1min16s e pulou para o nono posto, a apenas 0s705 de Verstappen e a menos de 0s1 de Lewis Hamilton, oitavo.
Bandeira quadriculada e Bortoleto encerrou o treino com o 11º tempo a 0s786 do ponteiro Oscar Piastri. Em comparação com seu companheiro, o brasileiro ficou cinco posições acima do alemão, pouco menos de 0s5 mais rápido.