Gabriel Bortoleto participou de sua primeira classificação oficial na Fórmula 1. Neste sábado (15), em Melbourne, o piloto conseguiu avançar o Q2 em sua primeira tomada de tempos, anotou o tempo de 1min17s520 e, assim, vai largar da 15ª colocação, dividindo fila com Kimi Antonelli.
Luzes verdes em Albert Park, abrindo o pitlane e, assim, liberando o Q1, primeira fase da tomada de tempos. Para não perder tempo, o brasileiro foi ainda nos primeiros instantes para a pista, junto com a maior parte do pelotão.
Entretanto, apesar de ter deixado os boxes ainda nos primeiros minutos da sessão, com 11 minutos para a bandeira quadriculada, ainda não havia anotado uma volta rápida. Com isso, obviamente, estava na zona de corte para ficar pelo caminho.
O primeiro tempo veio, então, com menos de dez minutos para o encerramento da primeira parte da classificação e usando pneus macios. Com 1min16s771, o titular da Sauber logo se colocou na oitava colocação, mas pouco depois foi caindo e se estabeleceu em 13º.
Já nos instantes finais, Bortoleto vinha no limite antes da zona de corte. Aparecendo em 15º, o brasileiro estava menos de 1s mais rápido que Pierre Gasly, que aparecia na 16ª colocação e, portanto, era o primeiro dos que estavam sendo cortados – Hülkenberg era o 17º.
Bandeira quadriculada no Q1, o brasileiro foi superado por Kimi Antonelli, mas logo deu o troco e com 1min16s516, se colocou na 15ª colocação e conseguiu avançar para o Q2, enquanto o companheiro alemão ficou pelo caminho ao ser 17º.
No início da segunda fase da definição do grid para a Austrália, quando completou sua primeira volta rápida, o titular da Sauber se colocou na 13ª colocação com tempo pouco superior a 2s em comparação com Russell, o mais rápido do momento.
Bandeira quadriculada no Q2 e com o marco de 1min17s520 com o pneu vermelho, Gabriel conseguiu o 15º posto do grid de largada – quando vinha em nova tentativa, cometeu um erro ao passar na zebra da curva 4, mas conseguiu evitar um acidente. Com isso, sai da oitava fila do pelotão e divide com Antonelli, o 16º.
Após a classificação, conversando com Mariana Becker, da Band, o piloto lamentou o deslize em sua segunda tentativa, mas reconheceu que era necessário arriscar e não imaginava alcançar o Q2.