F1: Pilotos da Audi animados com novo pacote de atualizações

A Audi encerrou a sexta-feira de treinos livres para o GP da Áustria da Fórmula 1 com sinais positivos, após testar seu novo pacote de atualizações. Gabriel Bortoleto avaliou que as novidades parecem funcionar, enquanto Nico Hulkenberg destacou um dia produtivo e sem contratempos em Spielberg.

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

O time utilizou o primeiro dia de atividades para reunir informações sobre o comportamento do carro e dos pneus, além de avaliar os componentes atualizados. Apesar de ainda evitar conclusões definitivas, os pilotos demonstraram confiança de que os dados coletados poderão ajudar no restante do final de semana.

Hulkenberg, sétimo colocado no TL2 após terminar o TL1 na 11ª posição, afirmou que o cronograma previsto foi cumprido sem problemas: “Foi uma sexta-feira simples, sem grandes problemas. Trabalhamos no programa planejado, aprendendo mais sobre os pneus, o equilíbrio do carro e as áreas em que focamos durante as sessões. No geral, foi um dia sólido, e vamos analisar tudo durante a noite até amanhã”, afirmou.

O alemão também teve seu primeiro contato com o novo pacote aerodinâmico da Audi e aprovou as impressões iniciais: “Hoje também foi minha primeira experiência com o novo pacote de atualização. Sempre é difícil fazer comparações diretas de um circuito para outro, mas a sensação inicial foi positiva. Reunimos algumas informações úteis e agora o foco está em entender melhor os dados e avançar da noite para o dia”, disse ele.

Nico Hulkenberg (GER) Audi F1 Team R26.
Foto: XPB Images

Bortoleto, que cedeu o carro a Paul Aron no TL1 e participou apenas do TL2, onde terminou em décimo, considerou que conseguiu se adaptar rapidamente à falta de tempo de pista: “Foi uma sessão decente para mim. A sensação no carro parecia positiva. Obviamente, ter ficado de fora do TL1 significava que eu precisava me adaptar rapidamente, mas acho que no geral parecia razoável”, afirmou.

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.

O brasileiro também destacou as atualizações levadas pela equipe para o fim de semana, mas preferiu aguardar uma análise mais detalhada antes de tirar conclusões: “Estamos trazendo algumas atualizações neste fim de semana e parece que estão fazendo seu trabalho, mas ainda é cedo para um veredito final. Teremos um quadro mais claro amanhã, assim que tivermos tempo de analisar todos os dados coletados hoje”, acrescentou.

Pensando na sessão de classificação, Bortoleto acredita que a diferença entre os concorrentes será mínima e que a execução fará a diferença: “As margens são bem apertadas, então tudo vai ser sobre encontrar o equilíbrio certo, fazer uma volta limpa e se sentir confiante com o carro. Se conseguirmos isso, acho que podemos ser competitivos na sessão de classificação”, concluiu.

No TL1, Paul Aron assumiu o carro de Bortoleto e terminou em 17º. O estoniano afirmou que completou todo o programa previsto pela Audi, elogiou o desempenho com pneus médios e lamentou não ter conseguido registrar uma volta representativa com os macios, devido a um problema e à bandeira vermelha, mas ressaltou que o principal objetivo de coletar dados para a equipe foi alcançado.