F1: Piastri reconhece erro na estratégia da McLaren

Oscar Piastri reconheceu que a McLaren errou na estratégia durante o GP da Inglaterra de Fórmula 1. Apesar de evitar criticar diretamente a equipe, o australiano deixou claro sua insatisfação com a decisão de não fazer uma parada dupla junto com Lando Norris para a troca de pneus.

Na volta 27, quando a chuva começou a cair, Piastri estava a apenas meio segundo de Norris, líder da prova no momento. Porém, a McLaren optou por mantê-lo na pista enquanto o companheiro de equipe fez o pit stop para colocar pneus intermediários.

Essa aposta da equipe custou caro para Piastri, que perdeu muito tempo e caiu para a sexta posição, ficando fora da briga pelo pódio e consequentemente até pela vitória.

“Foi a decisão mais difícil que você poderia ter no automobilismo”, disse Piastri, evitando colocar toda a culpa na equipe. “Éramos primeiro e segundo colocados, com meio segundo de diferença, e a chuva estava chegando. Não tem situação mais complicada.”

“Olhando para trás, acho que uma parada em dupla teria sido a melhor opção. Mas é fácil falar depois que tudo aconteceu. Precisamos analisar se tínhamos alguma informação que nos indicasse que era a melhor escolha. Obviamente, dói um pouco considerando a distância que tínhamos para Lewis (Hamilton)”, acrescentou.

Piastri afirmou que percebeu o erro da estratégia logo após passar pela entrada do box. “Nas últimas curvas, já estava com muita dificuldade, e via no painel que Lando estava cinco segundos atrás quando entrei no box. Sabia que estava em apuros naquele momento.”

Apesar da frustração inicial, o piloto manteve a esperança na vitória. “Sabia que a chuva iria aumentar e depois das primeiras voltas, vi que os carros na frente haviam desgastado bastante os pneus intermediários. Fiquei otimista naquele momento. Mas depois acabei encontrando as mesmas dificuldades que todos. Sabia que teríamos mais chances no final da corrida, com a volta dos pneus slicks. Havia outras oportunidades, então apenas tentei dar a nós mesmos a melhor chance de vencer”, encerrou Piastri que terminou a corrida em P4.