Oscar Piastri mostrou descontentamento com Lance Stroll após ele não deixar o australiano passar sob a bandeira azul. O piloto da McLaren disse que é como se o canadense estivesse em sua “primeira corrida de kart”.
No GP da Itália, a McLaren adotou uma estratégia de duas paradas, enquanto outras equipes, como a Ferrari, optaram por apenas uma. Piastri então tentava reduzir a diferença de quase 20 segundos para Charles Leclerc, que estava em primeiro. No entanto, perdeu tempo para ultrapassar Carlos Sainz e ao encontrar Stroll no caminho, que Piastri afirma ter prejudicado a sua busca para alcançar o monegasco.
“Eu perguntei basicamente logo de cara qual ritmo eu precisava fazer para alcançar Charles. E o ritmo que eu precisava foi basicamente o que fiz nas primeiras voltas”.
“Nesse ponto, eu estava bastante otimista. Você sabe, perdi uma quantidade decente de tempo atrás de Carlos. Você tinha Stroll dirigindo como se fosse sua primeira corrida de kart, e eu não sei o que passou pela cabeça dele quando viu a bandeira azul. Isso custou mais um segundo”.
“E, sim, você sabe, eu precisava que aquele stint fosse perfeito para vencer a corrida. E, você sabe, essas pequenas coisas são, no fim, o que nos custou um pouco a chance”.
“Teria sido difícil de qualquer forma, mas, sim. Certamente não estava muito longe de conseguir. Mas sim, eu estava forçando ao máximo para tentar fazer isso. Não poderia ter ido mais rápido. Então, sim, fiquei um pouco aquém.”
Piastri terminou 2,6 segundos atrás de Leclerc, em 2º lugar, mesmo assim, acredita que a estratégia de duas paradas foi a decisão certa para a equipe.
“Acho que para mim teria sido um grande risco fazer isso [uma parada], a granulação dos pneus foi um grande tópico durante todo o fim de semana”, disse ele. “Você sabe, nos treinos, uma vez que começava a granulação, era basicamente o fim do jogo. Mesmo no primeiro stint com os pneus médios, foi bastante difícil”.
“E, ainda assim, quando fizemos a segunda parada, meu pneu dianteiro esquerdo estava bastante granulado e, você sabe, eu estava ficando cada vez mais lento. Então, parecia uma decisão sensata parar novamente. Sim, acho que ninguém realmente esperava que a granulação desaparecesse para Charles, pelo que ouvi.”